Igualdade na Vida Local

A Câmara de Abrantes aprovou a minuta do protocolo de cooperação a estabelecer com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
No âmbito da Estratégia Nacional “Portugal Mais Igual”, esta nova geração de protocolos como os municípios pretende intensificar as políticas de igualdade de género, prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica e discriminação por orientação sexual.
Pretende também alinhar o trabalho dos municípios com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual, integrando temáticas que tradicionalmente alguns municípios ainda não trabalharam.
No caso de Abrantes, a Câmara Municipal encontra-se na linha da frente em matéria de ações públicas junto da população, valendo-lhe o reconhecimento nacional através da atribuição do prémio “Viver em Igualdade” conferido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Desse trabalho, destaca-se, entre outras, a materialização do Plano Municipal para a Cidadania, Igualdade de Género e não Discriminação, o trabalho no âmbito do Gabinete de Apoio à Vítima ou o Serviço Municipal de Promoção da Cidadania e da Igualdade, a Rede Especializada de Intervenção na Violência de Abrantes e as ações de informação e sensibilização sobre Igualdades, Discriminação e Violência junto de vários públicos, incluindo as escolas, e em articulação com vários parceiros
Este novo protocolo adiciona como novidade, a criação uma Equipa para a Igualdade na Vida Local, que vai acompanhar os protocolos estabelecidos e a sua implementação e que “permita a entrada de setores não clássicos na área de intervenção da Igualdade.