Plano Operacional Municipal

O Plano Operacional Municipal (POM) 2019 foi aprovada na reunião de Câmara realizada hoje, dia 28 de maio, após aprovação pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDFCI) realizada em 22 de abril de 2019.
O POM é um importante e indispensável instrumento para o combate aos incêndios florestais. É um documento no qual se enumeram, descrevem e compatibilizam os meios e recursos existentes no concelho de Abrantes envolvidos no combate aos incêndios florestais. Nele se estabelecem, também, os procedimentos de atuação dos vários agentes envolvidos nos domínios de prevenção, vigilância, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo das ocorrências verificadas no domínio dos fogos florestais, definindo as funções particulares dos diversos intervenientes.
Este documento é atualizado todos anos, antes do período crítico de fogos florestais.
Este ano, as viaturas equipadas com os kits de primeira intervenção, geridas por sete Juntas de Freguesia do concelho, vão passar a integrar o Dispositivo Especial Contra Incêndios Rurais (DECIR), no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial.