5º Aniversário da AHBV

No dia em que assinalou o seu 5º Aniversário, 19 de maio, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Abrantes agraciou a presidente da Câmara Municipal pelo permanente apoio da CMA à atividade dos bombeiros.

O apoio da CMA à Associação resulta do compromisso assumido por protocolo, em 2013, na sequencia da passagem da gestão do corpo de bombeiros municipais a esta associação criada, no seio da sociedade civil, especificamente para o efeito. Uma decisão política, posteriormente ratificada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pela Liga de Bombeiros, que na altura não gerou consensos, mas que, volvidos 5 anos, foi felicitada pelos representantes das entidades que usaram da palavra nesta cerimónia, pela capacidade de resposta e pelo mérito que a mesma trouxe aos bombeiros e às populações que servem.

Maria do Céu Albuquerque dedicou o agraciamento aos soldados da paz, tendo referido que “a solução encontrada se concretizou na melhoria do socorro, da segurança contra riscos de incêndio, de acidentes e de participação em atividades de proteção civil no Concelho de Abrantes e num melhor serviço prestado aos cidadãos”, com mais e melhor resposta, mais recursos humanos e mais equipamentos. A autarca afirmou que a CMA “reconhece e sempre reconheceu” os 157 anos de história dos Bombeiros de Abrantes, sublinhando, “história esta que tem vindo a ser escrita com o nobre trabalho dos homens e mulheres que deram o melhor das suas vidas ao serviço da corporação, na primeira linha do apoio ao socorro da população”.

Nesta cerimónia, a Liga de Bombeiros Portugueses condecorou os bombeiros municipais José Luís e António Rosa com o crachá de ouro. O reconhecimento da Liga pelos mais de 30 anos de trabalho e dedicação ao serviço dos bombeiros.

A AHBV condecorou os vários bombeiros da corporação com as medalhas de assiduidade de grau cobre, prata ouro e dedicação pelos 5, 10, 15, 20 e 25 anos ao serviço das populações do concelho de Abrantes e homenageou os elementos da comissão instaladora da Associação.

Foi apresentada a Equipa de Intervenção Permanente, constituída por cinco bombeiros e que iniciará funções no dia 1 de junho, aumentando a capacidade operacional dos bombeiros. A Câmara de Abrantes suporta financeiramente a operacionalização desta equipa.

Foram apresentadas duas novas viaturas: o novo Veículo de Apoio Logístico (VAL 05), oferecido pela Câmara Municipal de Abrantes. Esta viatura tem capacidade de transporte de 36 mil litros de água, um monitor e duas bombas para abastecimento de outros veículos. É um veículo autotanque de apoio ao combate a incêndios, principalmente os florestais. Também poderá também fazer o transporte de água às populações, em caso de necessidade; o novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios que foi adquirido pela Associação e financiado pelo Portugal 2020, ao abrigo do POSEUR.