Festival Mourisco

O Festival Mourisco, em Abrantes, decorre nos dias 26, 27 e 28 de maio 2017, em Mouriscas. Aceitam-se inscrições de voluntários até ao dia 13 de abril. Trata-se de um evento de recriação histórico-cultural alusiva aos séculos X e XI e que proporcionará uma viagem ao mundo medieval de um imaginário mou-risco em tempo de reconquista Cristã, em que a verdade histórica e a harmonia entre povos serão o mote principal. Contará com três momentos de recriação histórica: a chegada da caravana moura; o ataque às mouras e um momento de junção das duas culturas.

No centro da freguesia será criada a “Aldeia Mourisca”, com três espaços centrais: a zona de espetáculos de con-textualização, incluindo a liça (treino de cavalos), área de jogos e brincadeiras, áreas alimentares/res-tauração e área de mercadores (barraquinhas e artesãos) e os dois acampamentos, o cristão e o mouro. Todos os momentos serão construídos com a participação ativa de voluntários, integrados com companhias profissionais.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até dia 13 de abril no Facebook do evento em www.facebook.com/festivalmourisco/. A participação dos voluntários inclui seguro, formação específica para a área escolhida e alimentação durante o evento (caso esteja em mais do que um turno).

Serão promovidos 6 workshops destinados à preparação dos vários intervenientes inscritos nas diferentes participações: decoração de espaços comerciais e residenciais (toda a comunidade); construção de figurinos (pessoas com alguns conhecimentos de costura); criação de postos de venda (Interessados em construir bancas para venda de produtos); criação de personagens (todos os interessados em teatro – idade mínima de 8 anos, desde que acompanhados por responsável adulto), arte militar medieval (técnicas de combate) para homens e mulheres maiores de 18 anos, e danças coreografadas (todos os interessados em dança), sendo a idade mínima de 8 anos, desde que acompanhados por responsável adulto.

Por outro lado, as associações culturais e os grupos de teatro poderão propor a criação de quadros ou participar na oficina de conceção de personagens. Os cidadãos, escolas, associações do concelho podem participar no grupo de dança medieval, nos workshops de arte militar medieval ou integrar o acampamento Mouro e praticar os diferentes ofícios (ferreiro, oleiro, falcoaria, cozinha, destilação, escrita, entre outros). O evento resulta de uma proposta apresentada pelo cidadão Amadeu Bento Lopes, com o orçamento de 60 mil euros, tendo sido a segunda mais votada entre as quatro vencedoras da 1ª edição do Orçamento Participativo de Abrantes.

Apresentação do evento
Outras informações