Autarquia Familiarmente Responsável

Este reconhecimento, foi tornado público pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
Desde 2012 que o Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis valoriza e reconhece publicamente o trabalho de proximidade aos cidadãos promovido pela Câmara de Abrantes nas áreas da educação e da ação social, pelo que este ano será distinguida com a “Bandeira com Palma”, símbolo maior do compromisso das Autarquias.
É com manifesto orgulho e responsabilidade acrescida que a Câmara de Abrantes acolhe esta distinção que reconhece a ação da Câmara e dos seus colaboradores em matéria de trabalho de proximidade aos cidadãos. A Câmara partilha este reconhecimento com todas as entidades locais parceiras da autarquia e que integram a Rede Social.
O prémio é fundamentado num conjunto de programas municipais colocadas ao dispor da comunidade local: Regulamento de Apoio a Estratos Social Desfavorecidos; Serviço de Atendimento à Vítima; Projeto Municipal de Promoção da Cidadania e da Igualdade; Programa Finabrantes MEDIDA 4 – Ação Social; Banco Social; Bolsa de Estudo para Alunos do Ensino Superior; Banco de Recursos de Ajudas Técnicas Sociais; Refeições Sociais; Serviço de transporte a pedido; Programa “+ Vida (idosos); Serviço de teleassistência para idosos; Intervenção Precoce; Projeto de Trabalho Comunitário; Programa de Promoção da Saúde Oral; Apoio em atividades que reforcem o envolvimento da comunidade educativa (atividades extracurriculares, apoio a família e tempo livre); Hortas Comunitárias; Atividades de Apoio à Família no pré-escolar; Atividades de Enriquecimento Curricular; Serviço Municipal de Apoio à Família; Tarifa social no abastecimento de água, entre outros.
Foram também consideradas as boas práticas da autarquia para com os seus colaboradores em matéria de conciliação entre o trabalho e a família.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional.
No inquérito do OAFR, as políticas de família dos municípios foram analisadas em onze áreas de atuação.