Falecimento do Engº José Bioucas

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Abrantes comunica o falecimento esta manhã do Engenheiro José dos Santos de Jesus (Bioucas), primeiro presidente democraticamente eleito da Câmara Municipal de Abrantes. José dos Santos de Jesus nasceu a 24 de março de 1928, em S. Vicente, Abrantes. Eng.º Técnico de profissão, para além da sua participação na Comissão Administrativa do Município, primeiro enquanto vogal e depois como vice-presidente e presidente da Comissão, foi o primeiro presidente democraticamente eleito da Câmara Municipal de Abrantes nas eleições realizadas em 12 de dezembro de 1976. Exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal de Abrantes durante 4 mandatos até ao dia 3 de janeiro de 1990. Conhecido no concelho e na região, José Bioucas permanecerá na história como um cidadão de referência no concelho de Abrantes na segunda metade do século XX.

Enquanto autarca, deixou um legado de enorme convicção e determinação ao serviço da sua população, reconhecido por toda a comunidade. Mas também enquanto industrial, na qualidade de professor na Escola Industrial e Comercial de Abrantes e no papel que desempenhou nas causas sociais, nomeadamente no Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA). A Presidente da Câmara Municipal, em nome do Executivo e da comunidade que representa apresenta à família do Engenheiro Bioucas as mais sentidas condolências. Informa ainda que decidiu decretar luto municipal durante três dias.

O corpo será velado a partir das 17h30 de hoje, dia 3 de novembro, na Capela de Sant'Ana.
As exéquias religiosas realizam-se na quarta-feira, dia 4, pelas 11h00 na Igreja de S. Vicente, seguido do funeral para o cemitério do Cabacinho.