Laboratórios de Serviços Partilhados

O Tecnopolo do Vale do Tejo acaba de reforçar as suas valências com a inauguração no dia 22 de outubro dos Laboratórios de Serviços Partilhados que junta os laboratórios das áreas de engenharias e comunicação social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e o LINE.IPT, Laboratórios de Inovação Industrial e Empresarial. O LINE.IPT, instalado há cinco anos no único Parque Tecnológico do Médio Tejo, com mais de meio milhão de euros em receitas, expande assim a sua atividade e aumenta a eficiência da utilização de recursos na prestação de serviços às empresas da região. Passa a ser um dos centros de investigação aplicada e desenvolvimento mais bem equipados do país, ficando apto a responder aos novos desafios que se colocam em matéria de incorporação de tecnologia e inovação, promovendo competências nas áreas da engenharia, para além do apoio aos cursos do Instituto Politécnico de Tomar. Na ocasião, foi assinado um contrato de prestação de serviços entre a TAGUSVALLEY e a COMPTA, Equipamentos e Serviços de Informática para instalação de uma delegação no INOV.POINT – Centro de Incubação e Inovação Empresarial, uma das valências do Tecnopolo. A COMPTA é a empresa mais antiga do país a trabalhar nas várias áreas das tecnologias, com operações em três Continente, sendo portanto uma mais-valia para Abrantes e para a região do Médio Tejo.

Evocando os 10 anos de investimento em infraestruturas e equipamentos no Tecnopolo, a Presidente da Câmara de Abrantes (que também preside à TAGUSVALLEY), Maria do Céu Albuquerque, colocou a tónica do seu discurso no futuro: “importa agora dar corpo a uma estratégia coletiva focada no capital humano e naquilo que é preciso fazer para o seu desenvolvimento”, salientou. Defendendo o conceito dos laboratórios vivos (perímetro urbano onde empresas e institutos de investigação testam técnica e comercialmente novas tecnologias e novos serviços), a autarca de Abrantes afirmou que o desafio para o futuro é “passar da fábrica de adubos - O Tecnopolo de Abrantes nasceu onde no passado laborou a Quimigal - para a fábrica de talentos”, criando valor económico para a região e aproximando as empresas dos centros do conhecimento, com respostas efetivas às necessidades do concelho, da região e do país.