Nova sede da Associação de Agricultores

Fundada em 1985 e com cerca de 400 associados, a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação já está instalada em sede própria, na antiga escola primária de Arrifana, espaço cedido pela autarquia de Abrantes e inaugurado no dia 13 de março, nas presenças da ministra da Agricultura, Assunção Cristas, e da presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque. Em cerimónia repleta de agricultores, autarcas, dirigentes associativos, entidades civis e religiosas, agentes políticos e populares, foi realizada uma homenagem ao fundador da Associação, Luís Bairrão (falecido em 2011), cujo nome ficará perpetrado num dos edifícios da antiga escola, agora requalificados. A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, referiu a dinâmica evidenciada pelos setores agrícola e agroalimentar, afirmando que os mesmos “demonstram um dinamismo enorme” de um setor que sustenta “a recuperação da economia" nacional. Lembrou ainda a importância da "passagem de testemunho para as novas gerações", no âmbito do rejuvenescimento profissional do setor, tendo destacado a "instalação de 7500 jovens agricultores em Portugal", no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio (QCA), que está a terminar.

A presidente da Câmara, frisou a importância do trabalho de parceria que tem sido realizado no concelho, entre a Câmara e os agentes deste setor, “em prole do desenvolvimento integrado e sustentado da região”, destacando como exemplos, o trabalho dos sapadores florestais, a criação de faixas de proteção de aglomerados e da rede viária, a bolsa de terras ou a hortas comunitárias e a aposta da autarquia na investigação alimentar (Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar, no Tecnopolo). Sublinhou ainda o apoio da Câmara aos produtores concelhios na divulgação dos seus produtos além território local.“Juntos, podemos fazer do nosso concelho, da nossa região e da agricultura, um setor determinante de crescimento integrado e sustentável”, assegurou Maria do Céu Albuquerque.