Apoios - Tempestade Kristin
Câmara Municipal e Juntas de Freguesia apoiam população interessada
no preenchimento de formulário
para declarar prejuÃzos em habitações decorrentes da tempestade Kristin
Poderão contactar os Serviços de Atendimento, a Loja do Cidadão ou a sua Junta de Freguesia.
Abrantes, 11 de fevereiro de 2026 – No seguimento da publicação da Portaria nº 63-A/2026/1, de 9 de fevereiro, que estabelece os apoios financeiros a atribuir a despesas com obras e intervenções necessárias à reparação, reabilitação ou reconstrução de habitação própria e permanente na sequência da declaração de situação de calamidade, até ao limite de 10.000 euros, está disponÃvel a plataforma onde os lesados poderão reportar os prejuÃzo e candidatarem-se aos apoios definidos pelo Governo: https://sigecandidaturas.ccdrc.pt/
O MunicÃpio de Abrantes informa que, em caso de dificuldade no acesso à internet ou em que seja necessário apoio no preenchimento do formulário, poderá contactar os Serviços de Atendimento da autarquia, a Loja do Cidadão ou a sua Junta de Freguesia.
Referimos ainda que os munÃcipes que já tenham preenchido o formulário para identificação e quantificação de danos que o MunicÃpio de Abrantes disponibilizou, terão de se registar e preencher o formulário da plataforma da CCDR LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa em Vale do Tejo ( https://sigecandidaturas.ccdrc.pt/ ) para se candidatar aos apoios do Governo.
São candidatos a estes apoios os titulares de habitação própria e permanente ou arrendatários com contrato de arrendamento devidamente formalizado.
O apoio para cada operação é de 100% da despesa elegÃvel remanescente após dedução de indemnizações de seguro e outros apoios, caso existam, com o limite global de 10.000 euros, por fogo habitacional, para obras de reparação, reabilitação ou reconstrução.
Até ao valor de 5.000 euros, o pedido pode ser instruÃdo apenas com fotografias e/ou vÃdeos dos danos apresentados pelo requerente, dispensando uma vistoria no local, mas tendo de ser validada pelo MunicÃpio na análise das candidaturas. Já no caso de candidaturas superiores a 5.000 euros e de até 10.000 euros, será efetuado uma vistoria por técnico dos serviços municipais.
Este processo de apoio aos prejuÃzos em habitações poderá vir a ter adaptações, que daremos conta a todos os munÃcipes, caso se verifiquem alterações.
Relembramos que os apoios à s empresas afetadas estão disponÃveis no portal do Banco Português de Fomento e, no caso dos agricultores, podem reportar os prejuÃzos em formulário próprio disponÃvel na plataforma da CCDR LVT pdp25.ccdr-lvt.pt
Pode consultar a Portaria - PrejuÃzos Kistin

