Protocolo para formação de alunos em suporte básico de vida

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de 02 de abril, a celebração de um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, o Rotary Club de Abrantes e os Agrupamentos de Escolas Nº 1 e Nº 2 de Abrantes para o desenvolvimento do projeto “Mãozinhas que salvam vidas”.

O projeto “Mãozinhas que salvam vidas”, concebido pelo Rotary Club de Abrantes, está a levar às escolas do concelho de Abrantes o ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) com o objetivo de dar a alunos e professores competências que lhes permitam identificar, pedir ajuda e iniciar manobras, até à chegada da ajuda especializada, que podem salvar vidas.

No âmbito deste protocolo, cabe ao Município de Abrantes atribuir uma verba anual de 1.000,00€ ao Rotary Club de Abrantes para aquisição de material necessário à realização das ações de formação e para a formação dos formandos. As ações de formação para alunos e professores estarão a cargo dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Este protocolo tem a vigência de um ano, sendo automaticamente renovado por igual período, caso nenhuma das partes se oponha à sua renovação.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “se o valor aqui investido salvar uma vida, já terá valido o investimento”.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida em paragem cardiorrespiratória de vítima até à chegada de ajuda especializada, sendo essencial uma correta identificação da situação e ajuda precoces.

A escola é entendida como um local prioritário para a introdução do ensino em SBV, tendo em conta que o ensino precoce da temática direcionado aos alunos lhes proporcionará, por um lado, as bases necessárias e um maior conhecimento para atuar em situações de emergência, por outro, o estímulo necessário e perceção do sentido cívico e social.

Neste momento, mantém-se a obrigatoriedade do ensino de suporte básico de vida aos alunos do 9º ano na disciplina de cidadania, pelo que o Município entende como essencial alargar esta temática aos alunos que frequentam os 2ºs, 4ºs, 6ºs e 8ºs anos de escolaridade das escolas do concelho de Abrantes.

04.04.2024