Incêndios 2024: Câmara aprova 180 mil euros para contratos interadministrativos

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de 02 de abril, o apoio aos kits de primeira intervenção contra incêndios, para o ano de 2024, através da celebração de contratos interadministrativos com 11 juntas de freguesia, representando um investimento de 180.000€.

Este ano, a Câmara Municipal de Abrantes reforçou o apoio aos kits de primeira intervenção contra incêndios com mais 15 mil euros do que em 2023, uma vez que a Junta de Freguesia de Alvega e Concavada mostrou interesse em integrar o DECIR.

Os contratos interadministrativos para melhor desempenho de atribuições em matéria de Proteção Civil, será celebrado com as Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede; Aldeia do Mato e Souto; Alvega e Concavada; Bemposta; Mouriscas; Rio de Moinhos; Facundo e Vale das Mós; Tramagal; Carvalhal; Fontes e Pego. A cada Junta de Freguesia será dado um apoio de 15.000€.

Entre 2019 e 2023, o Município investiu um total 922.000€ nos kits de primeira intervenção “para termos as nossas comunidades mais protegidas”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

As carrinhas ligeiras das referidas juntas de freguesia integram o Dispositivo Especial Contra Incêndios Rurais (DECIR), no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial, até que cheguem os reforços ao local do incêndio, verificando-se ser uma mais-valia pela sua proximidade e rapidez. Estão equipadas com maquinaria, mangueira e tanque com capacidade de 600 litros de água e apetrechadas com rádios de comunicação.

Ainda no âmbito da Proteção Civil, foi também aprovado, por unanimidade, na Reunião de Câmara de 02 de abril, a despesa de 7.500€ para a celebração de cinco protocolos, no âmbito do DECIR 2024, com associações de caçadores do concelho que possuem kits de primeira intervenção: Associação de Caçadores de Alvega e Concavada; Associação de Caçadores de Mouriscas; Associação de Caçadores de Martinchel; Associação de Caçadores de São Facundo e Vale das Mós e Associação de Caçadores de Arreciadas. Os operacionais das associações de caçadores recebem formação facultada pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes e recebem instruções de atuação do Comandantes dos Bombeiros de Abrantes, no âmbito do DECIR.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “este é um trabalho de equipa exemplar, a nível nacional e internacional”.

De referir que as freguesias que não disponham dos recursos necessários para levar a cabo estas ações não deixam, por isso, de estar protegidas já que todos os restantes meios no âmbito da proteção civil são alocados em caso de necessidade.

DECIR Arquivo CMA