Parque Radical de Abrantes reabriu após intervenção de requalificação

Concluídas as obras de requalificação, o Parque Radical de Abrantes voltou esta sexta-feira, 7 de julho, a estar disponível para toda a comunidade.

A cerimónia de inauguração da requalificação do Parque Radical de Abrantes realizou-se ao final da tarde desta sexta-feira, 7 de julho, e contou com a presença de campeões nacionais de BMX, patins e skate e dos nossos jovens abrantinos que fizeram várias demonstrações de manobras no novo espaço.

O espaço, que foi inaugurado em junho de 1999, e que atrai centenas de jovens e utilizadores de Abrantes e da região, apresentava desgaste e a degradação das rampas e obstáculos em madeira, necessitando de uma robusta intervenção de requalificação.

Com estas obras agora executadas, foram criadas novas rampas, novos obstáculos e um novo piso sintético, destinados à prática de BMX, patins e skate.

A solução construtiva atual é em betão, vindo substituir as rampas e obstáculos que existiam em madeira, que implicava constantes investimentos na renovação dos mesmos. A opção pelo betão vem otimizar os custos com a manutenção, aumenta a durabilidade e a consistência do Parque Radical de Abrantes.

Com esta solução, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “o Município de Abrantes pretende atrair para este espaço a realização de provas desportivas de dimensão nacional e outras atividades na área da formação desportiva relacionadas com modalidades praticadas no Parque Radical de Abrantes”.

“Esta é uma forma de trazer jovens para junto do nosso Castelo e do nosso património cultural”, destacou Manuel Jorge Valamatos dirigindo-se a todos os jovens presentes e pedindo para que “nos ajudem a todos a cuidar deste parque que é de todos”.

As obras de requalificação do Parque Radical de Abrantes, que estiveram a cargo da Wasteland Skateparks, Unipessoal, Lda., representaram um investimento de 191.245,83€, dos quais 5.528,85€ para projeto, 157.887,00€ referentes à empreitada e 27.829,98€ para a colocação do piso.

Na ocasião, Bernardo Oliveira, da Wasteland Skateparks, referiu que este novo Parque Radical de Abrantes “é uma obra de arte, foi feito com sentido estético”, e pediu aos utilizadores para não fazerem grafitis neste espaço “é o mesmo que chegar a um museu e pintar um quadro com grafiti, por isso pedimos para que não o façam, além de deixar a superfície escorregadia”.

O Parque Radical de Abrantes é uma infraestrutura de lazer que pretende estimular a atividade física saudável ao ar livre, promover uma saudável ocupação de tempos livres, nomeadamente o skateboarding cuja prática se encontra em progresso em todo o mundo, tendo sido recentemente incluída na lista das modalidades olímpicas.

Pretende-se com esta intervenção que o Parque Radical de Abrantes passe a ser o mais abrangente possível, com níveis de dificuldade que vão desde os praticantes iniciantes até aos profissionais.

08.07.2023

IMG 2953