Festas de Abrantes de 7 a 14 de junho

Com mais um dia de celebração em relação ao ano anterior, as Festas de Abrantes estão de regresso de 7 a 14 de junho com um programa vasto e diversificado, para todos os gostos, e com várias novidades, entre elas a concentração da Feira de Artesanato no Largo Motta Ferraz.

Vão voltar a ser o ponto de encontro da comunidade abrantina e vão animar o concelho e a região, com um programa recheado de espetáculos musicais, a par com a feira de artesanato, as tasquinhas e um conjunto de novos espaços e atividades.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, acompanhado pelos Vereadores Luís Dias e João Gomes e pela Chefe da Divisão da Cultura, Anabela Diogo, apresentaram esta segunda-feira, 8 de maio, em conferência de imprensa, o programa das Festas de Abrantes 2023.

Marisa Liz (7 de junho), Agir (8 de junho), D.A.M.A (9 de junho), Festa M80 (10 de junho), Pedro Dyonysyo (11 junho), Toy (12 de junho) e Calema (13 de junho) são os cabeças de cartaz das Festas de Abrantes 2023.

“Este programa é um dos melhores de sempre”, começou por referir Manuel Jorge Valamatos destacando ainda as principais novidades das Festas de Abrantes deste ano: a realização da Feira de Artesanato, que também terá doçaria tradicional, pela primeira vez no Largo Motta Ferraz, o regresso do fogo de artifício ao Aquapolis Sul, a animação no Largo João de Deus com o Palco Sunset por onde irão passar vários DJ´s e a exposição com trabalhos dos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, com curadoria de Hugo Dinis, que irá inaugurar no quARTel – Galeria Municipal, no dia 14 de junho.

O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de encerramento das Festas de Abrantes, no dia 13 de junho, com Calema, seguindo-se o espetáculo de fogo de artifício a anteceder o espetáculo de Zanova. Neste dia haverá um autocarro gratuito para fazer a ligação ao Aquapolis, com paragem no Tecnopolo (Parque de Ciência e Tecnologia) e no Centro Histórico, junto ao edifício de S. Domingos.

A Esplanada 1º de Maio (Largo do Tribunal), em Abrantes, será o palco principal das Festas de Abrantes por onde irão passar Marisa Liz, Agir, D.A.M.A, a Festa M80, Pedro Dyonysyo, Toy e as Marchas Populares (dia 12 de junho) com a participação do Centro Escolar de Tramagal, do Centro Social de Nossa Senhora da Oliveira (Tramagal), da Escola António Torrado, do Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos e da Companhia dos Alegres do Pego.

Já na Praça Raimundo Soares (Largo da Câmara) estará o Palco Jovem por onde irão passar PEAT DJ, DJ FIFTY, JUNIORK, DJ RIOT, DJ BRIX, DJ POPPY, DJ DANNI VITA, DJ KIKO IS HOT, DJ KID KAT, DJ MARIÑO, DJ AKURA E DJ DIANA OLIVEIRA.

Na Praça Barão da Batalha vai estar novamente instalado o Palco Tradições que, todos os dias das Festas de Abrantes, entre as 18h30 e as 21h, receberá diversos espetáculos como animação de rua com o Clow Enano, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.

Será também na Praça Barão da Batalha que irá estar instalada uma das novidades deste ano: a plataforma BOOTH 360 que permite aos visitantes criar vídeos instantâneos, prontos a partilhar nas redes sociais, e o Secretariado das Festas de Abrantes 2023 que estará disponível na renovada Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”.

O Espaço Famílias estará mais uma vez no jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes para os mais novos, com insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais. Para as famílias haverá ainda dois grandes espetáculos infantis (dias 8 e 10 de junho) na Praça Raimundo Soares.

As tasquinhas voltam a ocupar o Jardim da República onde também haverá um palco que terá animação todos os dias por onde passarão os APART, Carlos Catarino, Banda Tens Cóvir, DJ IRS, os Toc´abrir, Marco Morgado, David Alves e Fernando Fortes.

O Espaço Visit Abrantes, de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, estará instalado no Largo Ramiro Guedes, das 19h às 22h.

As farturas, pipocas e algodão doce estarão na Esplanada 1º de Maio, de 7 a 12 de junho, entre as 14h e as 00h, e no dia 13 de junho estarão no Aquapolis Sul, entre as 18h e as 01h.

As dinâmicas desportivas mantêm-se nas Festas de Abrantes 2023 com várias atividades desportivas para todos os gostos e idades como o Torneio de Ténis de Mesa, Torneio de Sueca, Downhill Urbano de Abrantes, Torneio de Padel, Torneio de Voleibol de Praia, Convívio de Pesca, Torneio de Futebol de Praia, demonstração de show motorizado, perícia, rally, SSV, Todo-o-Terreno, drift e trial, entre outros.

As preocupações ambientais voltam a não ser esquecidas e, pela segunda vez, as Festas de Abrantes vão ter copos reutilizáveis e serão um Ecoevento.

Durante as Festas de Abrantes 2023, as entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte e Panteão dos Almeida serão gratuitas.

“As Festas de Abrantes são o momento de encontro entre os abrantinos e todos aqueles que nos visitam e que são sempre bem-vindos”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

As Festas de Abrantes 2023 são organizadas pela Câmara Municipal de Abrantes e contam com várias colaborações de associações, entidades locais e a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

O programa das comemorações do Dia da Cidade, a 14 de junho, será divulgado oportunamente, no entanto, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes avançou que o Quartel dos Bombeiros de Abrantes irá acolher a cerimónia oficial do Dia da Cidade, por ocasião do 10º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, onde se irá homenagear e valorizar o trabalho desenvolvido todos os dias pelos bombeiros, não esquecendo as associações de escuteiros do nosso concelho “que este ano comemoram 100 anos de existência e têm também um papel importante na nossa comunidade”.

Todos os eventos têm entrada livre.

08.05.2023