Protocolo c/ associações de caçadores

No âmbito da prevenção de incêndios florestais, a Câmara Municipal vai estabelecer um protocolo com quatro Associações de Caçadores do concelho que já dispõem de kits de primeira intervenção, cabendo ao município uma comparticipação financeira de 6.000,00€ (1.500,00€ por associação) e cujas minutas foram aprovadas, por unanimidade, na reunião de Câmara de 18 de abril.
Os protocolos definem mecanismos de apoio para que estas quatro entidades passem a ter mais e melhores condições para apoiar nas ações de vigilância, prevenção, primeira intervenção e apoio ao combate, em virtude do seu conhecimento do território e interesse nos espaços à sua responsabilidade.
A par do apoio aos equipamentos de proteção individual, será assegurada formação aos elementos das respetivas equipas, facultada pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes.
O protocolo é estabelecido com a Associação de Caçadores de Mouriscas; a Associação de Caçadores de Martinchel; a Associação de Caçadores de São Facundo e Vale das Mós e a Associação de Caçadores de Arreciadas.
No futuro, outras associações de caçadores do concelho poderão vir a juntar-se a este processo.

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, sublinha esta parceria “de excelência”, fazendo notar que os caçadores “conhecem e andam no terreno e, por isso, desempenham um papel fundamental na vigilância, redução dos riscos de ignição e de progressão de incêndios”.

19.04.2023

IMG 9142