Revisão do PEM

 
Na reunião de câmara de 11 de abril, foi aprovada, por unanimidade, a revisão do Projeto Educativo Municipal (PEM) que irá vigorar por três anos letivos, entre 2022/2023 e 2024/2025, sendo que a sua execução e monitorização será feita por equipas de trabalho constituídas no âmbito do Conselho Municipal de Educação.
A nova realidade que se vive nas escolas dos vários graus de ensino, como por exemplo o universo de multiculturalidade, é um dos desafios do PEM agora revisto, procurando trabalhar respostas através de uma estratégia integrada entre escolas, autarquia, pais e encarregados de educação, instituições e comunidade em geral.
 
 
 
O PEM está dividido em seis eixos estratégicos de intervenção que resultaram da avaliação do documento que vigorou entre 2015 e 2022. São eles: 
Eixo 1. Equidade e igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativos; 
Eixo 2. Qualificação profissional e emprego; 
Eixo 3. Promoção do conhecimento e aprendizagem ao longo da vida;
Eixo 4. Articulação e cooperação institucional; 
Eixo 5. Valorização dos recursos educativos;
Eixo 6. Investigação em educação e formação.
Para cada um dos eixos estão definidas ações estratégicas de planeamento e intervenção, entre as quais, prevenir o abandono escolar, inovar na organização pedagógica da escola, envolver os pais e encarregados de educação na melhoria da qualidade do sucesso educativo e promover a inclusão e a multiculturalidade; concertar a oferta formativa do concelho e articulá-la com as necessidades do tecido empresarial local e promover o emprego jovem; educar para o empreendedorismo e para uma cidadania mais ativa e participativa, qualificar a população adulta com escolaridade inferior ao 9º ano e valorizar os recursos endógenos; promover a cooperação entre as diferentes instituições educativas, formativas e empresariais e fomentar a articulação e colaboração entre autarquia e as escolas.
Estão igualmente definidos os projetos âncora, destacando-se, entre outros, a realização do Festival das Juventudes, que este ano se irá realizar nos dias 4, 5 e 6 de maio, evento onde divulga as várias ofertas formativas para os jovens, ou o GIRE – Gestão Integrada dos Recursos Educativos que permitirá uma gestão integrada de proximidade dos equipamentos, refeições e transportes escolares.
 
 
De acordo com a Vereadora da Educação, Celeste Simão, “a partir do PEM vão ser desenhados os Projetos Educativos dos Agrupamentos Escolares e da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, adaptando à sua realidade, sempre no respeito pela sua autonomia”. 
 
 
A revisão do PEM foi realizada por uma equipa constituída por técnicos municipais e representantes das escolas, das associações de pais, das juntas de freguesia e do IEFP e por dois consultores da Universidade Católica do Porto.
 
 
14.04.2023
 
 
 
 
 
 

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.