Hora do Planeta 2023 e convite à população a participar em atividade solidária

Este sábado, 25 de março, entre as 20h30 e 21h30, assinala-se a “Hora do Planeta” e o Município de Abrantes volta a aderir à iniciativa de combate às alterações climáticas, não só com o desligar das luzes em alguns locais emblemáticos de Abrantes, mas também com a realização da atividade solidária “Roda da Mãe Terra”, que terá lugar no relvado central da Alameda de Santo António.

Com o objetivo de consciencializar para a importância de tomar decisões que mitiguem as alterações climáticas, a Câmara Municipal de Abrantes vai aderir à “Hora do Planeta”, que se realiza desde 2007, desligando as luzes interiores e exteriores do edifício Paços do Concelho, Castelo de Abrantes, Praça D. Francisco de Almeida, Torre das Telecomunicações e ponte rodoviária sobre o Rio Tejo, que liga Abrantes a Rossio ao Sul do Tejo, este sábado, entre as 20h30 e 21h30.

Este ano, a iniciativa está subordinada ao tema “Alimentação” e, neste sentido, o Município irá realizar a atividade “Roda da Mãe Terra” que irá decorrer no relvado central da Alameda de Santo António e onde os participantes são desafiados a trazer consigo um alimento de produção local (uma fruta, um legume, ou outro) que depois será usado para a criação de cabazes que serão oferecidos a famílias carenciadas.

A iniciativa pretende sensibilizar para a importância da produção local e de caráter sustentável e de gestão integrada, em detrimento da agricultura intensiva, otimizando-se e potenciando-se, desta forma, os recursos endógenos, estabelecendo-se uma maior proximidade entre o produtor e o consumidor, com a consequente minimização de emissões poluentes geradas pelos transportes e com menor uso de adubos, produtos fitofarmacêuticos e outros produtos químicos, contribuindo assim para a preservação dos ecossistemas e reversão da crescente desertificação dos territórios rurais.

A atividade “Roda da Mãe Terra” terá início com o apagar das luzes da Torre de Telecomunicações seguindo-se uma ação de movimento, em grupo, com danças orientadas pela música e pelo movimento corporal, de pé descalço, para promover sensações de bem-estar, de alegria e de celebração em agradecimento à Mãe Terra.

O ponto de encontro será no Edifício Pirâmide, às 20h15. Apareça e venha celebrar a “Hora do Planeta” connosco.

23.03.2023

Hora do Planeta 2023