Laboratório apresenta candidatura para instalação na zona industrial

Na reunião de Câmara realizada no dia 10 de janeiro de 2023 foi aprovada a candidatura para aquisição de parcela com a área de 6.241,81 m2 no Parque Industrial de Abrantes, Zona Sul, pela empresa Canguru Foods Lda, sociedade comercial por quotas, com sede na Rua Cidade Nova de Lisboa, para aí criar o seu negócio que visa ajudar o setor médico da canábis a crescer, reduzindo os riscos e os custos do cultivo comercial.

A referida empresa propõe instalar a sua atividade em Abrantes para o desenvolvimento do projeto Bios MCN (Medical Cannabis Nurseries), um fornecedor business-to-business (B2B) de clones de canábis e, para o qual, pretende a aquisição da parcela de zona industrial para posterior construção da sua unidade produtiva e laboratorial, num investimento de cerca de 3 milhões de euros, prevendo a criação de 25 a 30 postos de trabalho até ao ano de 2028.

Atualmente, encontra-se em aprovação junto do INFARMED o processo de autorização para cultivo da planta da canábis para fins medicinais e assim que esteja concluído, a empresa irá dar início aos trabalhos de preparação do lote e construção do edifício na zona industrial de Abrantes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “é com grande agrado que vemos a instalação deste laboratório na nossa zona industrial, junto ao Parque de Ciência e Tecnologia”.

A Canguru Foods tem como sócio gerente Michael Graham Parkes, um cientista de sistemas altamente qualificado com mais de 15 anos de experiência em grandes organizações complexas nos setores da alimentação, telecomunicações e energia.

A empresa prevê também a sua expansão na área da investigação que, pela sua proximidade com o Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes, irá criar uma sinergia para inovações tecnológicas.

11.01.2023