Câmara de Abrantes avança com Plano de Poupança de Energia

Tendo em conta o contexto da pressão climática associada à escalada dos preços energéticos, a Câmara Municipal de Abrantes decidiu colocar em prática um conjunto de medidas de poupança energética abrangendo equipamentos e edifícios municipais, esperando-se que sejam convertidas em poupanças significativas.

Durante a semana que compreende os dias 11 de 18 de agosto, e até tempo indeterminado, as alterações ao sistema de iluminação decorativa de alguns locais serão as seguintes:

• Igreja de São Vicente (Desligar depois da 24h00);

• Ponte Rodoviária de Abrantes (desligar totalmente);
• Avenida de Aljubarrota (antecipar o desligar em uma hora);
• Iluminação exterior da fachada do Panteão dos Almeida (intramuros do Castelo) (desligar permanente);
• Iluminação decorativa da Torre de Comunicações (a partir 02h:00);
• Iluminação exterior dos centros escolares de Bemposta, Alferrarede, Rio de Moinhos e Tramagal (desligar totalmente).

Em articulação com a E-Redes (EDP), antecipar o desligar da iluminação pública em todo o concelho, em pelo menos 30 minutos/dia, antes da hora atual, até 15 de setembro.

A médio prazo (2022/23), irá proceder-se à substituição das luminárias de iluminação pública por luminárias de Led’s no Centro Histórico de Abrantes e em várias avenidas da cidade, bem como nas áreas do Parque Industrial Norte e Sul e do Parque Urbano Ribeirinho, Aquapolis Norte e Sul. Ao nível dos equipamentos desportivos, serão substituídos os projetores existentes por projetores de LED’s nos Campo de Futebol 1, 2 e 3 da Cidade Desportiva e no Pavilhão Desportivo do Pego. O mesmo processo decorrerá também nas salas de aula e nas áreas de circulação da Escola António Torrado.

Por outro lado, a Câmara tem em desenvolvimento um processo para implementação de duas Comunidades de Energia Renovável (CER), uma para dar resposta às empresas instaladas na Zona Industrial de Abrantes (sul e norte) e outra para fornecimento de energia renovável a equipamentos públicos. Já a CIM Médio Tejo, no seu todo, tem em desenvolvimento um estudo de implementação das CER que contribuem para um sistema energético sustentável e têm como objetivo utilizar a energia renovável de fontes locais para satisfazer as necessidades das respetivas localidades.

Será ainda realizada uma campanha interna de intervenção pedagógica dirigida aos trabalhadores do município e difundidos apelos à comunidade sensibilizando para o uso racional das energias primárias, água, energia.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, anunciou este pacote de medidas para poupança de energia durante a reunião do Executivo realizada hoje, dia 9 de agosto, tendo na ocasião frisado que a preocupação com a eficiência energética tem já um trabalho consolidado no concelho, referindo-se à aposta na tecnologia LED, através da substituição das velhas luminárias das redes de iluminação pública por lâmpadas de tecnologia LED. Esse trabalho iniciado em 2019, já permitiu a substituição de perto de 5 mil luminárias, num trabalho de colaboração com a E-Redes, que resultou numa poupança estimada na ordem dos 100 mil euros.

2022.08.10