Reconversão do antigo Mercado em Multiusos

A dupla de arquitetos José Maria Cumbre e Nuno Sousa Caetano, venceu o concurso público internacional de conceção para a elaboração do projeto de reconversão em Multiusos do antigo edifício do Mercado Municipal de Abrantes, conforme foi anunciado na reunião do Executivo Municipal de 30 de junho, na qual foi homologado o relatório final do júri.

A proposta vencedora mantém e preserva as duas fachadas principais do edifício, em linha com o compromisso assumido pelo atual Executivo Municipal e de acordo com o que estava expresso no programa preliminar do concurso. Acresce que o Plano de Urbanização de Abrantes encontra-se em fase de alterações pontuais, onde se inclui a área de intervenção do projeto a concurso, sendo que a proposta vencedora servirá de suporte à fundamentação das alterações previstas.

O trabalho de conceção classificado em 1º lugar, será agora desenvolvido para a concretização do projeto de execução, propondo a reconversão parcial e ampliação do edifício para funcionar como multiusos. Prevê para o 1º andar, um espaço aberto (open space) vocacionado para a realização de eventos destinados a iniciativas dirigidas para o público jovem, mas também para eventos expositivos, colmatando a ausência em Abrantes de um espaço com essas condições. Esse espaço poderá acolher eventos como a Feira Nacional de Doçaria, feiras de artesanato e outras iniciativas para promoção das tradições da região ou eventos de cariz económico.

Uma praça exterior, confinante com a subida/descida da Avenida 25 de Abril, zonas pedonais acessíveis em redor do edifício, linguagem arquitetónica consentânea com o parque do Vale da Fontinha, facilitando a mobilidade no acesso ao edifício (elevadores) e a entrada no Centro Histórico da cidade, dotando-a de uma identidade urbana, são outras propostas do projeto vencedor.

Foram 53 projetos apresentados ao concurso internacional para elaboração do projeto. O júri, composto pelo Presidente da Câmara Municipal, pelo Arquiteto convidado pela Câmara Municipal, Victor Mestre e pelo Arquiteto Luís Pedro Pinto, indicado pela secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, entidade tecnicamente parceira da Câmara neste processo, congratulou a qualidade e diversidade das soluções apresentadas.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “A reconversão do antigo Mercado Municipal em Edifício Multiusos e a requalificação da área envolvente, constituem uma oportunidade ímpar de devolver à cidade um espaço de encontro e de memória coletiva, contribuindo ainda para a qualificação do acesso ao Centro Histórico de Abrantes”. Manuel Jorge Valamatos sublinhou o facto de “não abrimos mão” da manutenção da identidade de um espaço icónico presente na memória dos abrantinos, tendo vincado a finalidade de devolver o espaço à fruição da juventude do Concelho: “É um garante para a fixação dos jovens”, concluiu.

01.07.2021

MUA 1