Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

O Município de Abrantes vai passar a cooperar diretamente com o Governo, desenvolvendo uma estratégia tendente à integração na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, criada pelo Mistério da Cultura em abril de 2021, concretizada através de um memorando de entendimento entre a Câmara e a Direção-Geral do Património Cultural, cuja proposta foi aprovada na reunião de câmara realizada no dia 30 de junho. Nesse âmbito, além das coleções permanentes, o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, a inaugurar brevemente, vai ter patente uma exposição inaugural de obras de arte que fazem parte da coleção de Arte Contemporânea do Estado Português.

Foi igualmente aprovado um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, no domínio da estratégia de promoção da arte contemporânea, assente na valorização da criação artística nacional, na promoção da sua fruição pública, exibição e circulação e na prossecução de uma política cultural sustentada e de proximidade, que fomente a descentralização e desconcentração territorial, incentivando o mais amplo acesso às artes.

Para o Vereador da Cultura, Luis Dias, esta parceria testemunha “ o reconhecimento do Ministério da Cultura pelo investimento da Câmara de Abrantes na reabilitação  e valorização do Património arquitetónico, colocando-o ao serviço da cultura  e da fruição dos seus equipamentos culturais”.

01.07.2021

CMA Abrantes Convento-de-S-Domingos Arquivo