Medalha de Mérito para a escolas

Abrantes Centro-Escolar Arquivo

A Câmara Municipal de Abrantes vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal às escolas públicas do concelho.

A proposta foi apresentada pelo Presidente da Câmara, tendo merecido o consenso de todo o Executivo Municipal que reuniu no dia 1 de junho de 2021.

A Medalha de Mérito Municipal será entregue durante a cerimónia protocolar do Dia da Cidade, a realizar dia 14 de junho, às seguintes escolas e agrupamentos: Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes; Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes; Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA); Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e  Centro Local de Aprendizagem de Abrantes – Universidade Aberta.

Salientando o contributo histórico das escolas públicas do concelho, o Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, explicou que este reconhecimento da autarquia pretende homenagear “o espírito de resiliência, competência e capacidade de adaptação” que as comunidades escolares demonstraram durante o contexto da pandemia COVID-19 de forma a minimizar os constrangimentos motivados pelo encerramento dos estabelecimentos de ensino.

O Presidente da Câmara destaca ainda o valoroso histórico das instituições escolares ao longo dos anos, posicionando-se como “fator de coesão social, de unidade na diversidade e de integração”. Salientam-se os inúmeros exemplos de “contributos culturais, artísticos, sociais, desportivos ou económicos, que servem de motor do desenvolvimento do concelho e da sociedade, honrando Abrantes e os Abrantinos”.

04.06.2021