Agenda para a saúde

No âmbito de uma política de proximidade assumida pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, realizou-se no dia 04 de julho de 2019 uma visita a unidades de saúde em Abrantes, designada por “Agenda para a Saúde”.
A visita serviu para, conjuntamente com os dirigentes dos vários serviços de saúde, juntas de freguesia e de eleitos do grupo de acompanhamento da saúde na Assembleia Municipal, fazer um ponto de situação a cerca do funcionamento das unidades de saúde de cuidados primários e hospitalares e, perceber o que, em articulação com as entidades, é possível fazer para melhorar os cuidados de saúde, tendo o presidente assumido que a Câmara continuará a ser um parceiro ativo dos serviços de saúde para criar as melhores condições de acesso à saúde.
As várias valências do Serviço Nacional de Saúde no concelho de Abrantes apostam neste momento nos cuidados domiciliários para aproximar a saúde das pessoas.
Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC): destacando-se a prestação de cuidados de saúde junto da comunidade de âmbito domiciliário e comunitário especialmente junto das escolas e das famílias mais vulneráveis e atividades de apoio às mulheres gravidas e no período pós parto (famílias);
Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida, Abrantes: Equipa consolidada e que é já uma referência nos cuidados primários;
Centro Hospitalar do Médio Tejo, Unidade de Abrantes: visita ao Hospital de Dia de Medicina Interna e ao serviço central do programa de Hospitalização Domiciliária;
Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo – Rossio ao Sul do Tejo: A Câmara de Abrantes entregou uma viatura destinada às visitas domiciliária, num investimento municipal de 20.800€. Em breve, esta unidade vai contar com mais um médico.
A visita contou com as presenças do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luis Pisco, diretora do ACES Médio Tejo, Sofia Theriaga e do pres. do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade.
E também foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Municipal, António Mor; a vereadora Celeste Simão; o presidente da UF de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás; o presidente da UF de S Miguel e Rossio, Luís Alves e pelos deputados municipais Piedade Pinto (PS) e Pedro Grave (BE).
“Há muita coisa para melhorar (esse é um trabalho que nunca termina) mas muito se avançou nos últimos anos”, salientou Manuel Jorge Valamatos que deixou uma mensagem de “respeito e reconhecimento” a todos os profissionais de saúde que trabalham no concelho de Abrantes.