Embora ainda numa fase inicial, este Museu fez a sua pré inauguração em 15 de agosto de 2015.

A ideia nasceu quando há dezenas de anos atrás, vi muito do património histórico do Souto a desaparecer. Comecei por guardar “religiosamente” algumas coisas que outras pessoas deitavam fora e, também alguns objectos que as pessoas apercebendo-se do meu interesse, passaram “depositar”dentro do muro do meu quintal... Depois levei a efeito duas exposições no Ecomuseu de Martinchel e, quatro na Sociedade Recreativa do Souto por ocasião das festas anuais. Fiquei surpreendido com a recepção e interesse demonstrado por todas as pessoas que visitaram estas exposições, em que o tema era a maneira de viver dos nossos antepassados. Objectos e documentos antigos, alguns com mais de um século, eu consegui guardar para que não se perdessem, ou fossem destruídos e, que embora não tenham grande valor material, considero-os raras preciosidades.

A Escola Primária do Souto ficou desactivada no ano de 2009 e parecia o sitio ideal para expor ao público todo este espólio. Depois de algum impasse foi possível organizar e montar naquele espaço, utensílios e documentos que no mínimo são curiosos. Ali pode já ser apreciada a nossa escola do “Estado Novo” dos anos 50/60, única no concelho de Abrantes e das poucas no nosso país. Está ali exposto grande parte daquele equipamento que nos transporta aos nossos tempos de criança, onde aprendemos as primeiras letras, bem como os princípios elementares da vida. Também em exposição está um conjunto de fotografias de grupos de alunos de várias épocas, desde os anos 20 do passado século até 2009 ano do encerramento. Aquela Escola que muito representa para todos aqueles que por ali passaram encerrou naquele dia 16 de junho de 2009. Achei que aquele dia na Escola, não poderia ser um dia como qualquer outro, com mais duas senhoras do Souto desloquei-me à Escola e, com a professora Cristina Graça e os últimos quatro alunos, fizemos algumas fotografias e, distribuímos-lhe alguns bolos e rebuçados.

Neste agora espaço museológico, pode ser também apreciada a antiga taberna com as medidas, as garrafas os copos, bem como os barris dos habituais fornecedores de vinho daquele tempo, os armazéns, “ Vitória; Bernardo e Serras e Coentro”.

No sentido de demonstrar o que foi a vida dos nossos antepassados, algumas profissões tradicionais estão também representadas, no entanto e porque considero estar ainda este Museu numa fase inicial, aguardo algumas pequenas obras de adaptação, bem como a disponibilidade de mais espaço, porque muito ainda está aguardando espaço para que possa ser exposto.
Esta Escola tipo Plano dos Centenários que em ambiente festivo foi inaugurada no ano de 1949, muitas recordações trás às centenas de alunos e alunas que por ali passaram, agora abriu assim as suas portas para que além da visita ao novo Museu esses antigos alunos possam agora também recordar os seus tempos de meninos e meninas da escola.

Espero assim poder vir a alcançar o objectivo pretendido: para que os mais velhos possam recordar e, os mais novos possam fazer uma ideia de como eram os tempos dos seus antepassados.

Por Manuel Batista Traquina

Este museu pode ser visitado mediante contacto com:
União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto
Manuel Batista Traquina