A união de freguesias

História de Alferrarede
Conta-se que o topónimo Alferrarede deriva do latim gypseptum (gessal ou mina de ferro) ou de ferratum (mina de ferro ou ferraria). Como refere o Dicionário Toponímico e Etimológico do Concelho de Abrantes, "existem algumas minas nestes sítios registadas oficialmente". Até à data não se encontraram, no entanto, vestígios significativos.

 

As Festas

Festa de Nª Sra. das Graças - Maio
Festa da Abrançalha - último fim de semana de Maio/primeiro de Junho
Festas de Abrantes - segunda semana de Junho (o mais importante evento sociocultural de Abrantes que atrai à Cidade mais de 250.000 pessoas)

 
Festa do Paul - Julho
Festa de Alferrarede Velha - em honra de Nossa Senhora do Imaculado Coração de Maria - 15 de Agosto Festa de Casais de Revelhos - em honra de Nossa Senhora das Necessidades - 15 de Agosto
Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem, Barreiras do Tejo - Agosto/Setembro
Festa de São Lourenço - último fim de semana de Agosto e primeiro de Setembro
Festa de Nª Sra. da Luz - 8 de Setembro
Feira Nacional de Doçaria Tradicional – final de outubro


Área – 64.53 km2
Habitantes – 17176 (censos 2011)
Localidades – Abrantes, Barreiras do Tejo, Alferrarede, Tapadão, Olho de Boi, Canaverde, Alferrarede Velha, Barca do Pego, Casal das Mansas, Marco e Casais de Revelhos


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.