Banco de Tempo

A Agência Banco de Tempo de Abrantes foi inaugurada a 28 de janeiro de 2002, primeira a abrir em Portugal, após a assinatura de um protocolo entre a Associação Graal e a Câmara Municipal de Abrantes.

Ficha de membro
Plano de Ação 2014-2015

Banco de Tempo – Serviço de Ação Social
Coordenadora: Dr.ª Marisa Espadinha
T. 241 330 134

Estrutura do Banco de Tempo
O Banco de Tempo é uma rede de infraestruturas de apoio social baseada na gestão do tempo para troca de serviços. Esta rede apoia-se no Banco Central, coordenado pelo Graal, e nas Agências, inseridas em cada comunidade, resultado da parceria de instituições locais e o Graal.
No Banco de Tempo os membros que dele fazem parte comprometem-se a dar e a receber tempo, isto é, não é uma estrutura em que se dá sem receber em troca, nem se recebe sem dar nada em troca. Neste banco, a unidade de valor e de troca é a hora, troca-se tempo por tempo, todas as horas têm o mesmo valor e o tempo prestado por um membro é-lhe retribuído por qualquer outro membro, sendo que não existe troca direta de serviços. O serviço prestado por um membro não tem de ser igual ao recebido.  Na prática, funciona da seguinte forma: quando um membro do Banco de Tempo necessita de um serviço, contata a agência e esta tenta encontrar outro membro que se encontre disponível para desempenhar tal serviço. Aquando realizado, quem solicitou passa um cheque com o tempo dispensado e o membro que prestou o serviço deposita-o na agência, sendo este creditado na sua conta. O Banco de Tempo tem como objetivos promover o sentido de comunidade e as relações de vizinhança, no encontro entre pessoas que partilham os mesmos espaços e diminuir o efeito de problemas associados ao isolamento, valorizar o tempo e apoiar as famílias na conciliação da vida profissional e a vida familiar através da oferta de soluções práticas da organização da vida quotidiana.