Hortas Comunitárias

As hortas comunitárias de Abrantes consistem em parcelas de terreno de utilização individual, propriedade do município, cedidas aos interessados. São servidas por pontos de água proveniente de um furo existente na propriedade e dotadas de abrigos para guardar ferramentas e compostores comuns, dispondo ainda de algumas zonas de descanso.

Proporcionar a prática da horticultura como atividade de lazer e ao ar livre;

Sensibilizar a população para o aproveitamento racional dos recursos e o uso de práticas agrícolas sustentáveis e amigas do ambiente, nomeadamente, potenciando a utilização da compostagem e sensibilizando para uma boa gestão dos resíduos;

Valorizar o espírito comunitário na utilização do território e na sua manutenção, permitindo a partilha de experiências entre os vários utilizadores e a utilização comum de recursos, ferramentas e materiais

Promover a realização de atividades em família e em grupos de amigos, com incidências na educação ambiental;

Incentivar hábitos de alimentação saudáveis;

Contribuir para a recuperação da atividade hortícola como complemento da economia familiar;

Promover o aproveitamento eficiente de terrenos municipais para fins de recreio, culturais e de educação.

Candidaturas

Podem candidatar-se à atribuição de horta, os residentes no concelho de Abrantes, sendo as candidaturas dirigidas à Câmara Municipal, após a abertura de um período de inscrições, de acordo com a disponibilidade de parcelas e mediante o preenchimento de um formulário específico.

Após a atribuição, é celebrado um acordo de utilização entre o Município de Abrantes e o utilizador, no qual são fixadas as condições, direitos e deveres de utilização, de acordo com o previsto no Regulamento de Hortas Comunitárias.
• Regulamento
• Requerimentos