celeste maria simão

Ferreira Riachos Simão

Áreas de responsabilidade

Juventude

Todos os dias (mediante pré-agendamento)

Habilitações académicas e profissionais
Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
Licenciatura em Educação na área de Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada.
Curso do Magistério Primário.

Percurso profissional

1987-1989 - Docente de Educação Física nas escolas C+S de Tramagal e Golegã.
1989-2006 – Funções docentes nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Sardoal (Santarém), Malarranha (Évora), Amieira Cova, Vale do Bispo Fundeiro e Fazenda (Portalegre) e Escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Maria de Luz de Deus Ramos (Lisboa).
1995-2002 - Funções técnico-pedagógicas na Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar de Abrantes em Sardoal e Abrantes.
2002-2004 - Funções docentes de apoio educativo, Escola EB1 N.º 2 de Abrantes e Coordenação da Escola EB1 António Torrado, Abrantes.
2006-2008 - Funções docentes no Programa PIEF- Programa Integrado de Educação e Formação em Abrantes e Chamusca.
2008-2009 - Técnica Superior na Equipa Móvel Multidisciplinar na Região de Lisboa e Vale do Tejo do PETI (Programa Eliminação do Trabalho Infantil).

Percurso político/público

2006-2009 - Membro da Assembleia Municipal de Abrantes (PS).
2009-2021 - Representante da autarquia nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escola n.º 1 e n.º 2 e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes.
De 2009 – 2021 - Vereadora na Câmara Municipal de Abrantes (PS), com as seguintes áreas de responsabilidade: Educação; Acão Social; Saúde e Bibliotecas e Arquivos.
2009-2021 - Representante da autarquia nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escola n.º 1, n.º 2 e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes.
2009-2021 - Membro do Conselho Municipal de Educação.
2009-2021 - Presidente do Conselho Local de Ação Social.
2013-2021- Membro do Conselho Municipal de Segurança (2013-2019) e Presidente do Conselho Municipal de Segurança.

Representações

Conselho Municipal de Educação;
Conselho Municipal de Juventude;
Conselho Municipal de Segurança.