casal coelheira

 

A nossa atividade (vitivinícola) iniciou-se em 1986. Nesse ano os meus Pais venderam ao Ministério da Defesa uma propriedade (no concelho de Abrantes) e, por coincidência temporal, parte do que é hoje o Casal da Coelheira estava à venda. Para dar seguimento à atividade e às aptidões existentes, os meus Pais decidiram avançar com a aquisição. Em mais duas etapas separadas por 3 anos a exploração foi expandida com a aquisição de algumas parcelas contíguas à propriedade existente. Assim, a nossa presença e atividade na freguesia do Tramagal deve-se essencialmente a uma coincidência temporal de factos e à aptidão e paixão familiar pela atividade agrícola.

Nuno Falcão Rodrigues

chassis

 

A Chassis Brakes International  labora em Abrantes desde 1982. Na altura, foi celebrado um contrato de investimento entre a Renault França e o Governo Português nesta região. Procedeu-se então à identificação de alguns fornecedores de referência da Renault a fim de se alcançar o sucesso deste projeto. Um dos fornecedores de referência da Renault foi a DBA, à época Division Bendix Automobile, atualmente CBI - Chassis Brakes International, fabricante de componentes automóvel. Desde então, o interesse e apoio local foram cruciais, para a localização daquilo que são hoje as instalações e infraestruturas da nossa fábrica. Devem ser considerados os apoios, desde a escolha dos terrenos de instalação assim como todo o suporte no processo de licenciamento e aprovações várias das entidades nacionais. Outros aspetos significativos e não menos importantes podem ser mencionados:

MÃO DE OBRA COM COMPETÊNCIAS INDUSTRIAIS // Desde a primeira hora a região mostrou capacidade para responder a diferentes necessidades ao nível da contratação de colaboradores. O tecido local nas diferentes atividades empresariais, permite alguma estabilidade de competências técnicas.

DISPONIBILIDADE DE FORNECEDORES QUALIFICADOS // A região incluindo a zona industrial onde estamos instalados, tem um conjunto de fornecedores certificados, de bens e serviços que quer pela proximidade como facilidade de contacto nos permite flexibilidade e custos operacionais interessantes para a nossa atividade. A nossa carteira de parcerias tem vindo a crescer ao longo dos anos o que demonstra que a nossa presença desenvolve e faz crescer as nossas oportunidades e as dos nossos fornecedores. A região foi e é dotada de vários tipos de fornecedores de bens e serviços de apoio quer de construção quer de manutenção das infraestruturas e equipamentos que possuímos, o que facilita as parcerias regulares necessárias para o suporte da nossa atividade.


INTERAÇÃO REGIONAL RICA // Outros aspetos não menos importantes, ao nível das sinergias locais são as dinâmicas mantidas através das parcerias existentes com as associações empresariais, associações sociais e as outras empresas de referência da região, algumas do mesmo ramo de atividade. Isto permite assim fácil cooperação e interajuda em diferentes temas e soluções.


ACESSOS FÁCEIS // É muito fácil ir de Abrantes para o aeroporto de Lisboa. A região é servida pelas principais vias das redes viárias (A1 e A23) e ferroviárias (Linha do Norte e Leste) nacionais, que a partir do centro do país permitem rapidez de ligação e contacto quer para fornecedores quer comos nossos clientes. A Península Ibérica e Norte de Africa são um destino próximo e importante para o nosso negócio, além da restante área Europeia. O portefólio de fornecedores quer locais, Ibéricos e franceses representam a maioria das nossas parcerias.

 

Júlio Quinas

margaridos

 

Os pressupostos que levaram esta empresa a fixar-se em Abrantes foram os seguintes: 1º) porque somos originários deste concelho; 2º ) já laborávamos, embora numa empresa mais pequena, há quarenta e oito anos (neste momento já estamos na terceira geração) e 3º) quando nós, a segunda geração, pensámos em aumentar a empresa, tivemos que sair do Rossio ao Sul do Tejo porque não obtivemos a necessária autorização para aumentar a laboração. Como não havia parque industrial em Abrantes, a Câmara de Mação ofereceu-nos terrenos para ali instalarmos a nossa empresa, embora nós nunca lhe tivéssemos pedido. Nós declinamos a oferta da Câmara de ação porque é aqui a nossa cidade, foi aqui que nascemos e aqui que iniciámos as nossas vidas, tanto industrial como comercial. Pagámos bem caro por dois lotes de terreno, que por acaso está ao lado do Parque Industrial que a Câmara de Abrantes veio mais tarde a construir. Por tudo isto, é aqui em Abrantes, que pretendemos investir. Estamos expectantes no que respeita ao quinto parágrafo da carta que nos enviou, que esperamos não venham a gorar as nossas expectativas.


Eduardo Margarido

 

fuso

 

A herança de uma tradição industrial, que tem sido capaz de se renovar, está na origem da manutenção desta realidade empresarial, apesar das dificuldades logísticas que advêm dos constrangimentos ao nível das acessibilidades.

 


Jorge Rosa

pegop

 

Abrantes, pela sua localização central no país, e através da visão do seu município, tem sido um local privilegiado para o desenvolvimento do negócio da Central do Pego, primeiro com a construção e exploração da Central a carvão, nos anos 80 do século passado e, já em pleno século XXI, com a instalação da Central de Ciclo Combinado do Pego, duas das maiores unidades industriais de Portugal.  O apoio recebido localmente e as facilidades prestadas através da CMA, tornam este concelho um local convidativo para a instalação de empresas.


José Vieira

rsa

 

A RSA tem as suas origens, no final dos anos 50 do século passado, com os “irmãos Batistas”, originários da Beira Baixa, do concelho de Vila de Rei, que se instalaram na zona de Abrantes, no lugar então denominado de Olho de Boi. Movidos pelo acesso fácil ao caminho de ferro e ao que isso então representava em termos de facilidade de deslocação e pelo que era a fervilhante atividade industrial que então se sentia em Alferrarede, Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal, em áreas industriais tão distintas como a metalomecânica, o azeite, a celulose e a madeira, que os levou a ponderar o desenvolvimento da atividade das sucatas também nesta zona. Nos anos 90, foi decidida a fixação da sede e o cerne da atividade da sociedade RSA – Reciclagem de Sucatas Abrantina, S.A, no mesmo lugar, nessa altura já pela excelente localização de Abrantes, no centro de Portugal, entre as Beiras e o Alto Alentejo, a pouco mais de uma hora de Lisboa, a cerca de três horas do Porto, muito próximos de Espanha! Para esta fixação e consequentes investimentos, foram relevantes o que se considera ser um conjunto de acessibilidades impares, desde a A23, à data sem portagens, o acesso ao caminho de ferro e ao transporte de mercadorias por via ferroviária em Alferrarede; já no início deste século XXI, assinalamos as condições e perspetivas que advieram da criação do Tecnopolo, para apoio e complemento ao Polo Industrial de Abrantes, por via de “pontes” a estabelecer entre o tecido industrial/empresarial e os centros de estudo, Universidades e Politécnicos. Hoje, sentimo-nos gratos com o concelho de Abrantes, que nos acolheu, de tal forma que assumimos a designação “Abrantina” como parte integrante da nossa denominação social. E porque este percurso de mais de sessenta anos, permitiu-nos o que consideramos ser a consolidação do “compromisso” central que mantemos com a atividade que desenvolvemos em Abrantes para o mercado nacional e internacional, na área da reciclagem e do ambiente, que é intemporal e terá, cada vez mais, de estar sempre presente nos comportamentos, quer coletivos das empresas, quer individuais de qualquer cidadão, pelo dever e responsabilidade ambiental a que todos somos chamados.


Delfina Baptista

saov

 
No ano de 2008, a SAOV iniciou a planificação da construção de uma unidade de extração e embalamento de azeite. A mesma viria a ser edificada em 2009 no Parque Industrial Norte de Abrantes. Tratou-se de uma escolha natural, fundamentada pela proximidade da unidade agrícola que exploramos, as excelentes acessibilidades e grande celeridade e da autarquia na tomada e execução de decisões. A diversidade empresarial existente no Parque Industrial Norte de Abrantes, potenciou, tal como antecipámos, o desenvolvimento de sinergias e negócios com outras empresas aí instaladas.


Alberto Serralha

 

compac

 
A região de Abrantes reúne um conjunto de condições que a colocam entre os bons locais para investir em Portugal. Desde logo, por razões geográficas: situada num eixo central, a uma distância próxima do aeroporto de Lisboa, com bons acessos a Norte e a Sul do País e à Europa graças à boa rede de autoestradas. Depois, Abrantes dispõe de boas condições locais para a instalação de empresas: existe uma grande disponibilidade das autoridades, especialmente da autarquia, para garantir que os investidores se sintam bem-vindos, pois há a noção exata da importância para o concelho da fixação de pessoas e quadros e assim propiciar mais emprego num ambiente internacional muito competitivo.  Por fim, e não menos importante, há que salientar a qualidade das pessoas, o espírito aberto e acolhedor, o bom ambiente, calmo e seguro. Pela nossa experiência, podemos concluir que Abrantes é uma aposta segura e é uma aposta no futuro.


Francisco Sanchis

trm

 
As razões que levaram a investir em Abrantes, são várias e de espécies variadas. Porque sou abrantino, gosto muito do meu Concelho, pretendi e pretendo contribuir com os meus investimentos para o seu desenvolvimento económico e bem-estar desta comunidade, mas se estas razões só por si não fossem suficientes, há outras razões, as quais não são de ordem sentimental, e são determinantes para o êxito de qualquer empresa. A centralidade geográfica face aos fluxos necessários das mercadorias. A proximidade de eixos rodoviários e ferroviários de fácil acesso. A tradição de mão-de-obra qualificada em vários sectores, com forte incidência na Metalomecânica. A existência de uma Escola Superior de Tecnologia, garante do conhecimento necessário á inovação. A qualidade da distribuição energética da eletricidade e gás natural. A facilidade de angariação de mão-de-obra. A existência de um parque industrial infraestruturado. A existência de um Polo Tecnológico, com valências no saber fazer, investigação e desenvolvimento. E a evolução para uma política autárquica de proximidade, que vai no sentido da cooperação e compreensão dos problemas das empresas e dos empresários, foi e é determinante para os investimentos efetuados e futuros investimentos do “Grupo DOSCH”


Domingos Chambel

vam

 
Vimos com a presente atestar sem dúvida, que o apoio verificado em projetos de investimento, a localização (áreas com a devida dimensão), com todas as infraestruturas já instaladas, e o superior apoio e colaboração da Câmara Municipal foram determinantes para a nossa decisão de investir e desenvolver a nossa atividade no concelho de Abrantes, quando já detínhamos uma outra unidade fabril que necessitava de se expandir, e residência fixa dos sócios a cerca de 100km.


Emília Alves


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.