Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Abrantes é o órgão consultivo do concelho em matéria de educação. Reuniu-se pela primeira vez no dia 16 de junho de 2004. Juntando todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares, tem por objetivo a nível municipal, analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

Documentos
Composição
Regimento

 
Para a prossecução do seu objetivo compete ao Conselho Municipal de Educação deliberar, em especial, sobre as seguintes matérias:


• Coordenação do sistema educativo e articulação da política educativa com outras políticas sociais, em particular nas áreas da saúde, da ação social e da formação e emprego;

• Acompanhamento do processo de elaboração e de atualização da carta educativa, a qual deve resultar de estreita colaboração entre os órgãos municipais e os departamentos governamentais com competência na matéria, com vista a garantir o adequado ordenamento da rede educativa nacional e municipal, assegurando a salvaguarda das necessidades de oferta educativa do concelho;

• Emitir parecer obrigatório sobre a abertura e o encerramento de estabelecimentos de educação e ensino;


• Participação na negociação e execução dos contratos de autonomia;

• Apreciação dos projetos educativos a desenvolver no município;

 
• Adequação das diferentes modalidades de ação social escolar às necessidades locais, em particular no que se refere aos apoios socioeducativos, à rede de transportes escolares e à alimentação;

• Medidas de desenvolvimento educativo, no âmbito do apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, da organização de atividades de enriquecimento curricular, da qualificação escolar e profissional dos jovens e da promoção de ofertas de formação ao longo da vida, do desenvolvimento do desporto escolar, bem como do apoio a iniciativas relevantes de carácter cultural, artístico, desportivo, de preservação do ambiente e de educação para a cidadania;

• Programas e ações de prevenção e segurança dos espaços escolares e seus acessos;

• Intervenções de qualificação e requalificação de edifícios escolares.
Compete, ainda, ao conselho municipal de educação analisar o funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino, refletir sobre as causas das situações analisadas e propor as ações adequadas à promoção da eficiência e eficácia do sistema educativo.


CME 2022-2025

Considerando a Educação como um dos fatores mais decisivos no desenvolvimento humano, a Câmara Municipal de Abrantes assume-a como uma das suas áreas prioritárias de intervenção, em articulação com todos os agentes educativos.


Para o efeito, é valorizado o papel do Conselho Municipal de Educação (CME), enquanto órgão de coordenação e consulta e que pretende envolver diversas instituições do concelho, numa lógica de responsabilização e comprometimento, aumentando a capacidade de intervenção e favorecendo consensos alargados sobre o plano de desenvolvimento das políticas para a educação.


Tendo em conta o disposto no Decreto Lei 21/2019 de 30 de janeiro E tomando por referência o atual quadro legal de transferências das atribuições e competências para as autarquias locais, na área da educação, pretende-se dinamizar o CME, enquanto órgão de particular relevância na coordenação da política educativa a nível municipal, quer no âmbito da articulação da intervenção dos diferentes agentes educativos e parceiros sociais, quer propondo ações consideradas mais adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência do sistema educativo local.


Para além disso, é intenção da autarquia manter e aprofundar o trabalho de proximidade com os agentes educativos locais, com especial destaque para o envolvimento e participação ativa no desenvolvimento do Projeto Educativo Municipal e na colaboração e partilha de responsabilidades na definição da rede de ofertas educativas a nível do nosso concelho.


De facto, a grande responsabilidade do CME de Abrantes, reside na possibilidade de reunir os contributos e opiniões dos parceiros envolvidos, e criar uma plataforma de entendimento entre todos, para que se possa caminhar no sentido de uma melhor adequação às necessidades educativas reais do nosso concelho.

 

 
O Conselho Municipal de Educação de Abrantes, para o quadriénio 2022/2025, foi nomeado na Assembleia Municipal de 25 de fevereiro de 2022 e os seus membros tomaram posse na sua primeira reunião, realizada no dia 9 de março de 2022.

 

Desde a tomada de posse, foram já realizadas reuniões nos seguintes dias:
• 9 de março de 2022
• 20 de abril de 2022
• 7 de setembro de 2022
• 11 de janeiro de 2023
• 22 de março de 2023
• 3 de abril de 2023

• 7 de julho de 2023


CME 2018-2021

De acordo com o Decreto-lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, que veio revogar o Decreto-lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro, na sua redação atual, o CME é o órgão consultivo do concelho em matéria de educação, que congrega todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares e que tem como objetivo promover a coordenação da política educativa entre as autarquias, os agentes escolares e os parceiros sociais, analisando e acompanhando o funcionamento do sistema e propondo ações para torná-lo melhor e com oportunidades mais iguais para os alunos.

Tomando por referência o atual quadro legal de transferências das atribuições e competências para as autarquias locais, na área da educação, pretende-se dinamizar o CME, enquanto órgão de particular relevância na coordenação da política educativa a nível municipal, quer no âmbito da articulação da intervenção dos diferentes agentes educativos e parceiros sociais, quer pro¬pondo ações consideradas mais adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência do sistema educativo local.

Para além disso, é intenção da autarquia manter e aprofundar o trabalho de proximidade com os agentes educativos locais, com especial destaque para o envolvimento e participação ativa no desenvolvimento do Projeto Educativo Municipal e na colaboração e partilha de responsabi¬lidades na definição da rede de ofertas educativas a nível do nosso concelho.

 
O O Conselho Municipal de Educação de Abrantes, para o quadriénio 2018/2021, foi nomeado na Assembleia Municipal de 20 de abril de 2018 e os seus membros tomaram posse na sua primeira reunião, realizada no dia 16 de maio de 2018.

Durante este mandato, foram realizadas as seguintes reuniões:

• 16 de maio de 2018
• 03 de outubro de 2018
• 20 de fevereiro de 2019
• 09 de abril de 2019
• 26 de junho de 2019
• 16 de outubro de 2019
• 11 de dezembro de 2019
• 25 de maio de 2020
• 29 de junho de 2020
• 04 de novembro de 2020
• 09 de março de 2021
• 26 de maio de 2021
• 20 de julho de 2021


CME 2013-2017

De acordo com o Decreto-lei n.º 7/2003, com as alterações produzidas pelas Leis n.º 41/2003 de 22 de agosto e 6/2012 de 10 de fevereiro, o Conselho Municipal de Educação de Abrantes, funciona por períodos correspondentes ao mandato autárquico. Neste sentido, entre fins de novembro e inícios de janeiro, decorreram as reuniões para a eleição dos representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) de Abrantes, para o quadriénio 2013-2017.

O CME é o órgão consultivo do concelho em matéria de educação, que congrega todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares e tem como objetivo promover a coordenação da política educativa entre as autarquias, os agentes escolares e os parceiros sociais, analisando e acompanhando o funcionamento do sistema e propondo ações para torná-lo melhor e com oportunidades mais iguais para os alunos.

Tomando por referência o atual quadro legal de transferências das atribuições e competências para as autarquias locais, na área da educação, pretende-se dinamizar o CME, enquanto órgão de particular relevância na coordenação da política educativa a nível municipal, quer no âmbito da articulação da intervenção dos diferentes agentes educativos e parceiros sociais, quer propondo ações consideradas mais adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência do sistema educativo local.

 
Para além disso, é intenção da autarquia manter e aprofundar o trabalho de proximidade com os agentes educativos locais, com especial destaque para o envolvimento e participação ativa no desenvolvimento do Projeto Educativo Municipal e na colaboração e partilha de responsabilidades na definição da rede de ofertas educativas a nível do nosso concelho.

Neste sentido, promoveram-se reuniões com todos os parceiros envolvidos, nomeadamente os docentes do pré-escolar, básico e secundário, as associações de pais e de estudantes, as forças de segurança, as instituições públicas de solidariedade social com intervenção na área da educação e as instituições de ensino básico privado e de ensino superior do nosso concelho. Nestas reuniões foram eleitos os representantes de cada parceiro para integrar o CME.

A grande responsabilidade do CME de Abrantes, reside na possibilidade de reunir os contributos e opiniões dos parceiros envolvidos, e criar uma plataforma de entendimento entre todos, para que se possa caminhar no sentido de uma melhor adequação às necessidades educativas reais do nosso concelho.

Para além das reuniões, foram também contactadas todas as restantes entidades que têm assento no CME, para nomearem o seu representante.

O Conselho Municipal de Educação de Abrantes foi então nomeado na Assembleia Municipal de 25 de fevereiro de 2014, e os seus membros tomaram posse na primeira reunião deste órgão, realizada no dia 26 de março de 2014.

Atas

31/07/2017
22/03/2017
29/03/2017

09/11/2016

19/10/2016

18/05/2016

Extra 02/03/2016

17/02/2016

04/11/2015

13/05/2015

19/02/2015

19/11/2014

09/07/2014
26/03/2014


 

CME 2009-2013

O Conselho Municipal de Educação (CME) é o órgão consultivo do concelho em matéria de educação, que congrega todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares e que tem como objetivo promover a coordenação da política educativa entre as autarquias, os agentes escolares e os parceiros sociais.

Neste sentido e tendo em conta que o Conselho Municipal de Educação é um órgão que pode, efetivamente, ter um papel fundamental no desenvolvimento e monitorização das políticas educativas locais, procurámos introduzir-lhe uma nova dinâmica, de forma a possibilitar diferentes intervenções, com contributos determinantes para o aprofundamento do conhecimento sobre as diferentes dimensões da política educativa a nível local.

Assim, a pensar na existência deste órgão e para que serve, introduzimos nas nossas reuniões do CME, o tema “+ Educação”, o qual se traduz numa partilha de experiências, pois acreditamos que para conseguirmos definir uma boa política educativa concelhia, só o conseguiremos fazer se conhecermos as políticas já implantadas no concelho, se nos conhecermos melhor uns aos outros e os projetos que cada um desenvolve.

Para além disso, procurando aprofundar o trabalho de proximidade com os agentes educativos locais e para além da introdução desta dinâmica do “+ Educação”, começámos também a realizar reuniões descentralizadas.

 
Iniciámos, então, em janeiro de 2011, este painel de intervenções/reflexões temáticas, de forma a dar aos parceiros do Conselho Municipal de Educação uma maior intervenção, sendo que já abordámos os seguintes temas:

• “Partilhar +“ - Apresentação do trabalho e ação das Universidades da Terceira Idade de Abrantes e do Tramagal;

•“+ Segurança” — Com a intervenção das forças de segurança e representantes das escolas do concelho, de forma a tentarmos perceber onde começa e acaba a intervenção de cada um, a Importância da partilha de responsabilidades e formas de articulação;

•“+ Educação: EPDRA — Ensino Profissional” — Apresentação das potencialidades que a escola profissional pode oferecer às outras escolas e à própria comunidade;

•“+ Educação: CRIA — Ensino Especial” — Com visita às instalações desta instituição e verificação “in loco” do excelente trabalho e dedicação dos seus profissionais, realçando a sua preocupação não só de ensinar, mas também de educar, procurando transmitir os valores da sociedade;

• “+ Educação: Projeto Educativo — Um caminho para a mudança” — com a apresentação dos Projetos Educativos da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu e do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida.

•Apresentação do novo projeto para o Centro Escolar de Abrantes

• Projeto de Igualdade e não descriminação em Abrantes:
• Exposição
• Avaliação
• Testemunhos

• “+ Educação”:

 
Referencial para a elaboração do Projeto Educativo Municipal de Abrantes, Valdemar Castro Almeida

Plano Estratégico da Cidade de Abrantes – Preparação do próximo ciclo de investimento 2014/2020, Maria do Céu Albuquerque


Com a introdução destas dinâmicas, pretendeu-se então reafirmar a grande responsabilidade dos parceiros do CME de Abrantes, criando assim uma plataforma de entendimento entre todos e todas, para que se possa caminhar no sentido da concretização de um projeto educativo municipal.


Legislação
• Decreto-lei 7/2003 de 15 de janeiro
Regula as competências, composição e funcionamento do CME

• Lei 41/2003 de 22 de agosto
Primeira alteração ao Decreto-lei 7/2003 de 15 de janeiro (acrescenta o presidente de junta eleito pela assembleia municipal em representação das freguesias do concelho)

• Lei 6/2012 de 10 de fevereiro
Segunda alteração ao Decreto-lei 7/2003 de 15 de janeiro (acrescenta representante do conselho municipal de juventude)

 

Atas
2009-2013


CME 2006-2009

Atas
2006-2009


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.