Abrantes acolhe exercício europeu de Proteção Civil

De 2 a 6 de maio, o concelho de Abrantes vai receber o exercício internacional EU MODEX PT 2023 que irá contar com a presença de cerca de 400 operacionais de vários países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França e Roménia.

Este exercício internacional, que visa testar e treinar a resposta em situações de emergência e decorrentes dos incêndios, irá realizar-se com movimentações no terreno dos vários meios operacionais e irá também contar com meios aéreos.

O referido exercício irá ser desenvolvido na zona norte do concelho de Abrantes e os veículos presentes irão ficar instalados na Cidade Desportiva de Abrantes.

Alertamos para o facto de, devido ao movimento dos operacionais e respetivos veículos, poderão surgir alguns constrangimentos no trânsito durante a deslocação dos mesmos para os diversos cenários.

Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão de todos. Não entre em pânico e em caso de dúvida pode contactar as autoridades locais.

Alertamos todos aqueles que, nos dias 3, 4 e 5 de maio, circulem em zonas florestais da zona norte do concelho de Abrantes, estejam atentos às descargas dos meios aéreos pesados nas zonas florestais.

No âmbito deste exercício internacional e do Programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, o Serviço Municipal de Proteção Civil vai realizar um treino de evacuação dos habitantes das localidades de Carril e Sobral Basto, simulando o cenário de incêndio florestal, no dia 3 de maio, às 18h45.

O EU MODEX foi fundado pela União Europeia e consiste em exercícios europeus de módulos de Proteção Civil e outras capacidades de resposta a situações de catástrofe e à forma como as forças, entidades e organismos locais participantes se articulam entre si. Trata-se de um esforço europeu de melhoria da capacidade de resposta conjunta a catástrofes e nos trabalhos em curso no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

27.04.2023