Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, assinou esta segunda-feira, 24 de outubro, o protocolo para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e Paz.

O documento, que foi celebrado entre o Município de Abrantes e os Ministérios da Defesa Nacional, Educação, Assuntos Parlamentares e Coesão Territorial, tem por objeto promover a educação para a segurança e a paz nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do básico e secundário como forma de “envolver a sociedade no debate sobre as questões da Defesa Nacional e de aproximar as Forças Armadas dos cidadãos e das cidadãs”.

O referido protocolo será implementado a partir do ano letivo de 2023/2024 e irá vigorar pelo período de três anos letivos, com a realização de diversas iniciativas “relevantes para a sociedade civil relacionadas com a promoção de uma cultura da segurança, da defesa e da paz” nos agrupamentos de escolas do concelho.

A cerimónia decorreu em Santarém, no Convento de São Francisco, e contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, do Secretário de Estado da Educação, António Leite, da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, bem como os vários municípios que assinaram o protocolo.

Fotos: Ministério da Defesa Nacional

26.10.2022

Cerimónia Protocolo do Referencial para o Estudo da Segurança Defesa e da Paz 102

referencial educação segurança paz G2A3946 copiar