ANACOM apresentou estudo de qualidade das redes móveis no concelho de Abrantes

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações apresentou na passada sexta-feira, 14 de outubro, um estudo de qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone que a autoridade reguladora realizou no concelho de Abrantes, tendo disponibilizado ainda a situação das redes fixas de alta velocidade e as suas perspetivas de desenvolvimento.

A sessão decorreu no Edifício Pirâmide, em Abrantes, e contou com a presença do Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, acompanhado pela equipa responsável pelo estudo, do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e Comunicação Social.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes começou por referir que “vivemos hoje num mundo onde o acesso às comunicações, potenciado em grande parte pelas novas tecnologias, é absolutamente fundamental para a vivência e o desenvolvimento das sociedades”, acrescentando que “é fundamental assumirmos como prioritária a valorização do interior do país, defendendo a sua coesão territorial, também através da melhoria das telecomunicações e do acesso à televisão e internet com um serviço de qualidade”.

Recordando que, durante a pandemia, “foi graças ao acesso à internet que milhares de portugueses e de praticamente toda a comunidade escolar, conseguiram continuar a desenvolver as suas atividades profissionais e escolares, espelhando bem a importância que representa na vida das comunidades”, Manuel Jorge Valamatos reconhece que “em alguns locais do nosso concelho, esta realidade não foi alcançável, tendo existido algumas dificuldades no acesso à internet”.

João Cadete de Matos, começou por salientar que “o grande objetivo deste estudo é partilhar o que estamos a fazer e que possa servir para corrigir as situações que estão menos bem”. “Pretende-se que as empresas percebam que os clientes vão mudar de operadora se não investirem e melhorarem o serviço que prestam”, reforçou Cadete de Matos.

O estudo com a avaliação de desempenho das redes móveis no concelho de Abrantes, cujos testes foram realizados pela ANACOM entre os dias 21 a 23 de junho de 2022, foi apresentado por Vítor Rabuge e conclui que 26,9% dos valores registados apresentam qualidade inexistente, muito má e/ou má, em que a NOS tem a cobertura mais “deficiente” e a Vodafone com a melhor cobertura. No concelho de Abrantes, uma em cada nove chamadas de voz falha, sendo que a MEO se encontra com valores acima da média.

No que respeita ao serviço de dados, os resultados revelam qualidade baixa/muito baixa em que muitos dos testes não foram concluídos e a baixas velocidades, em que a NOS apresentou pior serviço de acesso à internet.

A ANACOM defende que “caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (permitindo que os clientes de qualquer um dos operadores se pudesse conectar à rede de outro operador quando a qualidade de sinal do seu operador não fosse aceitável), teríamos uma cobertura agregada de mais qualidade (91,8% em vez de 68,9%) no concelho de Abrantes”.

A par com a apresentação do estudo de qualidade de serviço das redes móveis no concelho de Abrantes, a ANACOM apresentou as perspetivas de desenvolvimento para as redes fixas de alta velocidade referindo que nos próximos anos haverá investimento público de modo a que a fibra ótica chegue a todas as casas. No que se refere à rede móvel, o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, avançou que daqui a três anos a quinta geração de rede móvel terá uma cobertura total “o que será uma oportunidade para resolver assimetrias, não só regionais”.

20.10.2022

IMG 3926