Projeto para Creche Municipal

Na reunião de Câmara de 4 de março foi aprovado, por unanimidade, o processo administrativo para lançamento do concurso público para adjudicação da empreitada de requalificação da Escola EB1 N.º 2 para instalação de Creche, com capacidade para acolher 135 crianças. A intervenção está orçamentada em 1.577.265,14 €, acrescido de IVA e tem prazo de execução de 450 dias. A referida intervenção vai ser objeto de candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
A Escola EB1 N.º2, localizada na Rua António Botto (Alto de Santo António) irá continuar em funcionamento até à passagem das turmas do 1º CEB para o novo centro escolar (antigo Colégio de Fátima).
Serão criadas três unidades autónomas para grupos de crianças, cuja distinção assenta nas características específicas das diferentes faixas etárias. Assim, até à aquisição da marcha, haverá um berçário com capacidade máxima para 58 crianças, distribuído por oito salas berço e quatro salas-parque. Entre a aquisição da marcha e os 24 meses, haverá uma área de atividades com capacidade máxima para 23 crianças, distribuídas por duas salas de atividades. Entre os 24 e os 36 meses será criada uma área de atividades com capacidade máxima para 54 crianças, distribuídas por três salas de atividades. O projeto contempla ainda as seguintes áreas funcionais: receção, direção e serviços técnicos; convívio e refeições, cozinha e anexos, área do pessoal e serviços.
A intervenção abrange também o espaço exterior envolvente, no qual será garantida a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, entre os três pisos do edificado, através da criação de rampas e instalação de plataformas elevatórias. É contemplado um espaço coberto para permitir a realização de atividades no exterior, mesmo quando as condições climáticas forem adversas. Serão criados três parques de recreio e jogos e será mantido o espaço de horta pedagógica.
Vai ser feita uma intervenção em todo o sistema de drenagem do edifico e do espaço exterior envolvente da escola para melhorar a segurança dos muros de suporte envolventes ao terreno.
Durante a obra, serão implementadas medidas de eficiência energética, assegurando a utilização de energias renováveis para autoconsumo e a redução de custos de consumo de energia e de combustíveis, como por exemplo, a substituição de toda a caixilharia existente por uma mais eficiente, a instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo, a aplicação de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos, recorrendo a materiais de base natural (ecomateriais) ou que incorporem materiais reciclados, entre outros. A eficiência energética do edifício é um dos pontos relevantes da intervenção.

Este equipamento assumirá um papel determinante para a efetiva conciliação entre a vida familiar e profissional das famílias, proporcionando à criança um espaço de socialização e de desenvolvimento integral, com base num projeto pedagógico adequado à sua idade e potenciador do seu desenvolvimento, no respeito pela sua singularidade.

CMA Arquivo Escola EB1 2