Cineteatro São Pedro - Remodelação e ampliação

A CMA aprovou no dia 8 de fevereiro o processo administrativo para lançamento de novo concurso público da empreitada de “Restauro, Reabilitação, Remodelação e Ampliação do edifício do Cineteatro São Pedro”, depois de ter sido decidido, em agosto de 2021, a não adjudicação, a extinção e a revogação da decisão de contratar do anterior concurso público, por ter ficado deserto pela ausência de propostas. O preço base para a empreitada foi fixado em 2.850.670,00€, acrescido de IVA, tendo em conta os atuais preços de mercado, em especial do setor da construção, face à escalada dos preços das matérias primas, dos preços da energia e dos custos dos materiais e da mão de obra. O prazo previsto para execução da obra será de 450 dias.
A obra inclui uma ampliação em terreno contíguo, de modo a garantir uma melhor acessibilidade ao edifício, nomeadamente, para cargas e descargas, mais uma saída de emergência e um novo espaço para eventos exteriores. O palco será ampliado. A sala de espetáculos, constituída por plateia e 1º balcão passará a ter 246 lugares e 140 lugares respetivamente, totalizando 386 lugares. Além dos camarins localizados no piso 0, serão construídos novos camarins ao nível do piso menos 1, de forma a criar condições para diversos tipos de espetáculos que não eram possíveis de se realizar. As escadas de acesso à teia serão reconstruídas e irá ser instalado um monta-cargas de apoio ao palco. A plateia será remodelada e terá um novo perfil de inclinação, cadeiras novas e com lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema de climatização da sala (AVAC) passará a ser feito pelo pavimento, de modo a ter uma melhor rentabilidade e melhor conforto aos utentes do espaço e incluirá tratamento acústico das paredes e restauro do teto falso. A zona da cafetaria será remodelada e reequipada, incluindo a criação de zona de esplanada no espaço exterior. A régie, sendo fundamental para o controle da qualidade do som da sala, irá ser instalada no piso 2, trazendo a bancada de controlo de som para dentro do auditório, de modo a reunir as melhores condições técnicas. No piso 1, para além do 1º balcão, será criada uma sala polivalente. O edifício será iluminado no seu exterior por projetores.
Entretanto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anunciou recentemente a aprovação da candidatura da Câmara Municipal apresentada ao Programa Operacional Regional Centro 2020, para requalificação deste equipamento cultural, tendo sido aprovado um apoio de perto de 1.4 ME.

Cineteatro S Pedro Foto de Arquivo