Execução de obras nas freguesias

Com vista à celebração de contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia do Concelho, a Câmara Municipal aprovou na reunião do Executivo de 8 de fevereiro o montante de 965.439,00€, para realização de diversas obras nos respetivos territórios, com exceção para a Freguesia de Alvega e Concavada, cujo processo para celebração de contrato será negociado após a realização das eleições intercalares realizadas no dia 27 de março.
Trata-se de uma modalidade de colaboração iniciada em 2016, através da qual a Câmara transfere apoio financeiro para as Juntas de Freguesia, confiando-lhes a responsabilidade de executarem obras de asfaltamento, requalificação de estradas e de espaços públicos.
As verbas são atribuídas em função das prioridades identificadas pelos próprios executivos de cada uma das juntas de freguesia, sendo discutidas e articuladas entre todos os presidentes de junta e a câmara.
Os montantes não têm relação com a dimensão de cada um dos territórios, mas sim com as necessidades de cada freguesia em concreto.
A realização de obras nas freguesias não se cinge apenas a esta modalidade. São igualmente realizadas intervenções a partir dos orçamentos de cada uma das juntas de freguesia e do orçamento anual da Câmara Municipal.

Obras