arquivo

40 ANOS ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

A 20 de fevereiro de 1983, a Câmara Municipal deliberou a criação do Arquivo Histórico, afetando-lhe uma sala do Convento de São Domingos, tendo como origem uma proposta do então vereador Alves Jana.

Mais tarde ampliou a sua capacidade e mudou a designação, passando a chamar-se Arquivo Municipal Eduardo Campos, em homenagem àquele que foi o seu zeloso técnico e destacado estudioso da história local.

Em 2009 mudou-se para edifício construído de raiz na Zona Industrial, em Alferrarede, reunindo as melhores condições para a conservação, preservação e segurança dos documentos.

Desde então até aos dias de hoje, para além da sua missão no que respeita à conservação, preservação e valorização do património arquivístico, o Arquivo tem assumido um papel de destaque nos processos de melhoria contínua orientados para as necessidades dos cidadãos.

Destacam-se, por um lado, as ações contínuas de restauro de documentos históricos, feitas por mão-de-obra especializada. Este trabalho permite, para além da consulta presencial destas fontes por parte de investigadores, a sua consulta virtual, uma vez que se encontram em formato digital e que, após tratamento técnico, irão ser disponibilizados brevemente no repositório público.

Por outro lado, destaca-se digitalização em massa da documentação mais solicitada, como os processos de obras particulares, de todas as freguesias do concelho, que ficará concluída até ao final do ano de 2023. Esta constitui uma das etapas-chave para a implementação de boas praticas de gestão de informação integrada, com vista a uma resposta em tempo útil, tanto às necessidades dos serviços internos como dos cidadãos em geral.

Passados 40 anos, o Arquivo mostra a sua faceta digital. Muito brevemente será disponibilizado online o Repositório Aberto do Concelho de Abrantes, que reunirá informação com interesse histórico e informativo de forma a tornar o seu acesso mais rápido e fácil, a partir de qualquer lugar.