De 2 de Março a 22 de Maio, Abrantes evoca os 500 anos da morte de D. Francisco de Almeida, 1º Vice Rei da Índia, filho do patrono do Museu do Castelo (D. Lopo de Almeida) e 1º conde de Abrantes.
A evocação começou no dia 2 de Março, com uma cerimónia na Igreja de Santa Maria do Castelo, onde está o Panteão dos Almeida, presidida pelo secretário de estado da Cultura, Elísio Summavielle. Na ocasião, o historiador Joaquim Candeias da Silva proferiu uma comunicação subordinada ao tema “ Do Cabo da Boa Esperança á Índia”. A cerimónia encerrou com uma ceia medieval.
Integrado no programa da evocação, todos os sábados de manhã (de 6 de Março a 22 de Maio), o centro histórico vai receber a “visita” de D. Francisco de Almeida, numa representação e encenação do Grupo de Teatro Palha de Abrantes.
O tradicional Mercado Quinhentista, organizado pela escola D. Miguel de Almeida, marcado para o dia 15 de Maio, será também integrado nas comemorações.
Dia 21 de Maio realizam-se em Abrantes as Jornadas sobre D. Francisco de Almeida, em parceria com a Academia Portuguesa de História.
Com o objectivo de aproximar as crianças e os jovens estudantes do concelho à figura de D. Francisco de Almeida, vão realizar-se até 22 de Maio ateliês sobre esta figura da nossa história. Os ateliês realizam-se na Igreja de Santa Maria do Castelo, às 3ª e 6ªs feiras, carecendo de inscrição prévia junto da divisão de cultura da autarquia.
Por outro lado, está a decorrer um concurso de ideias alusivo à efeméride. Dirigido a alunos das escolas do concelho – 1º escalão para alunos do 7º ao 9º ano e 2º escalão para alunos do 10º ao 12º ano -, pretende-se seleccionar a melhor imagem (inédita e original) sobre este marco histórico.
Excerto da intervenção de Candeias da Silva
Sobre D. Francisco de Almeida
Figura da história universal, diplomata, militar, estratega e político, D. Francisco de Almeida foi fundador do Estado Português da Índia (1505).Vice-Rei de D. Manuel I, 1º Vice-Rei de Portugal e da Europa e Comandante da armada portuguesa, na Batalha naval de Diu (1509). A este propósito, no livro”1509 – A Batalha que mudou o domínio do comércio global” pode ler-se que: “O conhecido especialista norte-americano William Weir (…) autor de várias obras sobre guerras, armas, batalhas e comandantes militares, classifica a batalha de Diu como a 6ª mais importante em toda a história da humanidade e coloca o vice-rei Francisco de Almeida em 21º lugar no ranking dos comandantes militares da história, aliás o único português na lista dos cinquenta mais importantes.”
Marcas da presença dos Almeida em Abrantes
Nos dias de hoje muitas são ainda as marcas da passagem da família dos Almeida por Abrantes. Entre outros, relembramos o Museu D. Lopo de Almeida (Castelo), o edifico do antigo Hospital do Salvador, que hoje alberga parte da Santa Casa da Misericórdia, e o edifício originário do Convento de S. Domingos.
Os Almeida chegaram a Abrantes no século XV, quando o Rei Afonso V deu a alcaidaria-mor de Abrantes ao filho primogénito D. Lopo de Almeida, pai de D. Francisco de Almeida.