PORTAIS DA REGIÃO
acessibilidades [D]
2007-2008 © Todos os direitos reservados
24
FEV
31
MAR
Ensino/Formação
Exposição”Viagem ao Centro do Computador”

Foi inaugurada no dia 24 de Fevereiro a exposição"Viagem ao Centro do Computador", patente ao público no Centro de Novas Tecnologias até 31 de Março, numa iniciativa da autarquia em parceria com a ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.
Durante este período está programado um ciclo de conferências subordinadas a várias temáticas associadas às tecnologias da informação e comunicação.
Na inauguração a presidente da Câmara salientou que iniciativas como esta são “fundamentais para trabalhar com as ferramentas deste século”. Maria do Céu Albuquerque realçou o investimento que a Câmara fez e continuará a fazer em matéria de acesso às novas tecnologias: o programa “Mocho XXI” generalizado a todas a escolas EB1; os centros TIC já instalados em algumas freguesias, que a autarquia também estender às 19 juntas e o Centro de Novas Tecnologias (Edifício Pirâmide), enquanto local público de acesso livre à Internet e de formação junto de todos os estratos da população.
Para Miguel Pinto dos Santos, director da ESTA, esta iniciativa é um exemplo de como devem funcionar as parcerias com as instituições do ensino superior. Mostrando-se, em nome da ESTA e do IPT – Instituto Politécnico de Tomar, disponível para aperfeiçoar a interacção com a comunidade local, o director da ESTA manifestou o interesse em convidar a sociedade a conhecer os projectos desenvolvidos nos vários cursos da escola. 
Do conjunto de material disponível nesta mostra, salienta-se o 1º computador portátil do Instituto Politécnico de Tomar, um “boneco” constituído por componentes informáticos e diversos painéis informativos sobre os periféricos do computador: scanner; colunas de som; rato; placa; impressora; disco rígido; placa de rede, etc.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário das 09 às 13h00 ou entre as 14 e as 17h00.

Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração
Fotografia da Inauguração

Ciclo de Conferências

Integrado na exposição “Viagem ao Centro do Computador”, vai realizar-se um conjunto de conferências a ter lugar no Edifício Pirâmide sobre as várias vertentes da temática das tecnologias da informação e comunicação. As conferências estão marcadas para os dias 24 de Fevereiro, 3, 10 e 17 de Março.
Na conferência do dia 24 de Fevereiro vai falar-se de Formação e Certificação em TIC no concelho de Abrantes.
Na sessão do dia 3 de Março será abordado o tema “As TIC na educação – passado, presente e futuro”.
As tecnologias  para a inclusão da pessoa com necessidades especiais é o tema da sessão do dia 10 de Março.
No dia 17 de Março vai abordar-se o tema recorrente da segurança na Internet.
Estas sessões são dirigidas às comunidades educativas, entidades que trabalham em matéria de formação das TIC e ao público em geral.

Conferência 24-02-2010
Conferência 03-03-2010
Conferência 10-03-2010
Conferência 17-03-2010

Data da Publicação 10.02.2010
 
 local
Edifício Pirâmide
 promotor
CMA / ESTA
 

241 330 105
Apoio ao Munícipe
municipe@cm-abrantes.pt
Entidades Coordenadoras
Desporto
empresas
Turismo
SMA